A Pílulas Musicais desta sexta-feira, 8 de agosto, homenageia um dos maiores cronistas da cidade de São Paulo: Adoniran Barbosa. No vídeo selecionado, o compositor aparece ao lado de Elis Regina cantando “Um Samba no Bexiga”, gravado em 1978 na venda da dona Carmela Luzzo, no coração do bairro do Bexiga. Assista:

Adoniran nasceu João Rubinato, em 6 de agosto de 1910, na cidade de Valinhos, interior de São Paulo. Tornou-se um ícone da cultura popular brasileira ao retratar com humor, musicalidade e sensibilidade o cotidiano do povo paulistano, especialmente das camadas mais simples da sociedade. Seu estilo inconfundível misturava o linguajar caipira ao sotaque italianado da capital paulista — influência direta da rua, que ele chamava de sua “maior escola”.

A carreira de Adoniran deu uma guinada decisiva em 1951, ao firmar parceria com o grupo Demônios da Garoa. Juntos, emplacaram clássicos como “Saudosa Maloca”, “Samba do Arnesto” e o clássico “Trem das Onze”, verdadeiro hino da cidade.

Mais do que um compositor, Adoniran foi um contador de histórias que transformou em arte as alegrias e dificuldades da vida urbana. Sua obra permanece viva. Ouça mais de sua obra:

Nota da redação: Este texto, especificamente, foi desenvolvido parcialmente com auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial. A equipe de jornalistas do Jornal GGN segue responsável pelas pautas, produção, apuração, entrevistas e revisão de conteúdo publicado, para garantir a curadoria, lisura e veracidade das informações.

Leia também:

Acompanhe as últimas notícias:

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 08/08/2025