Carlos Bolsonaro e o primo Léo Índio: ele foi denunciado por associação criminosa armada, tentativa de abolição violenta de Estado e outros crimes. Foto: reprodução

Publicado originalmente em Brasil de Fato

A Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou Leonardo Rodrigues de Jesus por associação criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito e golpe de Estado, segundo apuração do G1.

Léo Índio, como é conhecido, é primo dos três filhos mais velhos do ex-presidente Jair Bolsonaro. Ele também foi denunciado por dano qualificado pela violência e grave ameaça contra o patrimônio da União, com considerável prejuízo para a vítima, e deterioração de patrimônio tombado.

Leonardo Rodrigues participou dos atos golpistas do 8 de janeiro de 2023, que culminaram na invasão e destruição dos prédios dos Três Poderes, em Brasília, no Distrito Federal. Na ocasião, o primo da família Bolsonaro chegou a publicar uma foto de seu rosto em cima do Congresso Nacional e próximo ao Supremo Tribunal Federal (STF) e escreveu que “patriotas não cometem vandalismo”.

Léo Índio, primo da família Bolsonaro, durante ato terrorista do 8 de janeiro. Foto: reprodução

“[Léo Índio] destruiu e concorreu para a destruição, inutilização e deterioração de patrimônio da União, ao avançar contra a sede do Congresso Nacional, fazendo-o com violência à pessoa e grave ameaça, emprego de substância inflamável e gerando prejuízo considerável para a União”, diz o documento da PGR.

Agora, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidirá se aceitará ou rejeitará a denúncia. Em caso de aceite, Leonardo se tornará réu em uma ação penal, que implicará em coleta de provas e depoimentos. Depois disso, com todas as informações em mãos, o STF decide pela condenação ou absolvição.

Leonardo é filho de Rosemeire Nantes Braga Rodrigues, irmã de Rogéria Nantes Braga Rodrigues, primeira esposa de Jair Bolsonaro e mãe de Flávio, Carlos e Eduardo. Morador do Rio de Janeiro, onde dividiu um imóvel com Carlos Bolsonaro, Léo se mudou para Brasília no primeiro ano do governo Bolsonaro, em 2019.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️ Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣 Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 22/01/2025