O Ministério da Justiça formalizou na sexta-feira 5 uma troca na chefia da Superintendência da Polícia Federal em São Paulo.

O atual diretor, Rogério Giampaoli, foi indicado para um cargo no exterior. No lugar dele assume o delegado Rodrigo Luis Sanfurgo de Carvalho, que trabalhou na Lava Jato.

A mudança no comando da Superintendência paulista já estava prevista, em razão da abertura de novos postos em países na Europa e nas Américas.

A estrutura de São Paulo é considerada a mais importante da corporação, e a indicação é cautelosa. Sanfurgo de Carvalho era o número 2 da Polícia Judiciária da Superintendência da PF no estado. Ele ganhou notoriedade após integrar o quadro da Lava Jato, ainda em 2016.

O delegado foi o responsável pela delação premiada de Delfim Netto, que afirmou ter recebido 240 mil reais em espécie da Odebrecht. O ex-ministro declarou que o dinheiro era referente ao pagamento de serviços de consultoria prestados à empreiteira.

Sanfurgo ainda foi o comandante da operação de busca e apreensão em endereços ligados ao ex-ministro Antonio Palocci. Em 2023, ele chegou a comandar a Superintendência Regional da PF em SP durante ausência de Giampaoli.

Categorizado em:

Governo Lula,

Última Atualização: 05/07/2024