Marcos Roberto de Almeida, conhecido como Tuta. Imagem: reprodução

A Polícia Federal afirmou neste sábado (17) que já tem aviões prontos para buscar Marcos Roberto de Almeida, o Tuta, apontado como novo líder do PCC e sucessor de Marcola, de acordo com informações do G1. O criminoso foi preso na sexta-feira (16) em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, ao tentar renovar documentos com identidade falsa.

“Estamos prontos para sair de Brasília assim que a Bolívia confirmar a entrega, seja por expulsão ou extradição”, afirmou o diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues.

Tuta estava foragido desde 2021 e é condenado no Brasil por organização criminosa. Ele também responde por lavagem de dinheiro e tem duas prisões decretadas. Segundo o Ministério Público de São Paulo, ele assumiu o comando do PCC após a transferência de Marcola para um presídio federal, em 2019.

A detenção ocorreu quando o suspeito, usando nome falso, tentou renovar sua documentação boliviana. Ele se apresentou como Maycon Gonçalves da Silva, nascido em 25 de março de 1971, em um centro comercial da cidade. Ao consultar o sistema internacional de estrangeiros, surgiu um alerta indicando que se tratava de um procurado pela Interpol, e a PF foi acionada. A prisão foi feita pela Fuerza Especial de Lucha contra el Crimen, da Bolívia.

Neste domingo (18), a Justiça boliviana realizará uma audiência para decidir se Tuta será extraditado ou expulso do país. Segundo Rodrigues, se a expulsão for confirmada, ela terá efeito imediato e a PF poderá realizar o traslado em poucas horas ou dias.

Independentemente do desfecho, o governo brasileiro garante que, ao retornar, Tuta será encaminhado para um presídio federal de segurança máxima.

Tuta foi alvo da Operação Sharks, em 2020, que identificou os principais nomes da nova cúpula do PCC — entre eles, ele próprio, apontado como parte da chamada Sintonia Final da Rua. Segundo o promotor Lincoln Gakiya, que investiga a facção há décadas, ele foi escolhido pelo próprio Marcola para liderar a organização dentro e fora dos presídios.

Conheça as redes sociais do DCM:

⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 17/05/2025