PF prende Gilson Machado, ex-ministro de Bolsonaro, em Pernambuco

O ex-ministro do Turismo Gilson Machado e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Foto: Reprodução

O ex-ministro do Turismo do governo Bolsonaro, Gilson Machado, foi preso nesta sexta-feira (13) em Recife (PE). A informação foi confirmada pela Polícia Federal (PF) ao blog da Andréia Sadi, do G1.

Para a Procuradoria-Geral da República (PGR) e para a PF, havia indícios de que Gilson Machado tentou emitir um passaporte português para que o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL), deixasse o Brasil.

Segundo a CNN Brasil, Machado teria tentado obter a expedição do passaporte português para Cid no Consulado de Portugal em Recife (PE), no dia 12 de maio de 2025.

Na última terça-feira (10), a PGR enviou ao Supremo Tribunal Federal um pedido para investigar o aliado de Bolsonaro. No mesmo documento, o órgão também solicitou a autorização para busca e apreensão e a quebra dos sigilos telefônico e de mensagens de Gilson Machado.

Além disso, o ex-ministro foi responsável por uma campanha de arrecadação de doações em dinheiro para Bolsonaro em seu perfil no Instagram, o que também gerou interesse da Polícia Federal.

Em maio deste ano, Machado afirmou nas redes sociais que o ex-presidente precisava de ajuda para pagar médicos, advogados e enviar dinheiro para o filho, o deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que fugiu recentemente para os Estados Unidos.

A campanha foi uma releitura da “vaquinha” de 2023, que arrecadou mais de R$ 17 milhões via Pix, de acordo com relatório do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf). Eduardo Bolsonaro chegou a gravar um vídeo agradecendo a campanha, mas recusou a ajuda financeira de Gilson.

Artigo Anterior

Os “malucos” do Bolsonaro, por Fábio Zuccolotto

Próximo Artigo

Cúpula da Câmara avisa ao governo que MP de aumento de impostos não deve avançar

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!