A Polícia Federal prendeu nesta quinta-feira 20 Marcelo Fernandes Lima. Ele era considerado foragido após ter sido condenado pelo Supremo Tribunal Federal por sua participação nos atos golpistas de 8 de Janeiro.
O bolsonarista ficou conhecido por ter furtado uma réplica da Constituição Federal de 1988 durante a invasão das sedes dos Três Poderes, em Brasília. Ele foi condenado a 17 anos de prisão.
Após ser identificado nas redes sociais e na imprensa, Fernandes Lima entregou a réplica da Constituição à Delegacia da Polícia Federal em Varginha (MG), em 11 de janeiro de 2023.
Além da pena de reclusão e detenção, o condenado deverá pagar, de forma solidária com os demais envolvidos, 30 milhões de reais em indenização por danos morais coletivos.
A prisão ocorreu após o recebimento do mandado expedido pelo STF, que condenou o réu pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, deterioração de patrimônio tombado e associação criminosa armada.