Jair Bolsonaro e Filipe Martins. Foto: reprodução

A Polícia Federal (PF) informou ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que não conseguiu acessar os dados do celular de Filipe Martins, ex-assessor de Assuntos Internacionais do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Em um ofício enviado ao STF, a PF explicou que o telefone apreendido estava bloqueado e sem senha, o que exige “novos procedimentos” para desbloqueá-lo. Moraes havia solicitado que a PF comprovasse o “efetivo uso” do aparelho no final de 2022.

Martins busca provar que não viajou em um avião do governo brasileiro, burlando o sistema migratório dos Estados Unidos, nesse período. A operadora de telefonia Tim, no entanto, já forneceu dados de geolocalização do aparelho de Martins, mostrando que ele esteve no Paraná e em Brasília.

O documento foi incluído no inquérito que investiga Martins. Ele foi preso preventivamente em 8 de fevereiro durante a Operação Tempus Veritatis, que investigava uma suposta organização criminosa que teria tentado manter Bolsonaro no poder através de um golpe de Estado.

Ex-assessor de Bolsonaro reúne viagens de Uber para sair da prisão | CNN Brasil
Filipe Martins — Foto: Divulgação

O inquérito sugere que o plano incluía a elaboração de uma minuta golpista e a preparação para um golpe de Estado “com apoio de militares especializados em táticas de forças especiais em ambientes politicamente sensíveis”.

De acordo com a delação premiada de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, Martins teria escrito uma minuta golpista após o resultado das eleições de 2022, que incluía a prisão de Moraes e uma intervenção no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

No pedido de prisão enviado pela PF a Moraes, os investigadores alegam que Martins viajou “sem realizar o procedimento de saída com o passaporte em território nacional” para “evitar a aplicação da lei penal”.

Vale destacar que, desde que o mandado foi cumprido na casa de sua namorada, em Ponta Grossa, no Paraná, Martins nega ter deixado o Brasil e nega qualquer participação na elaboração de uma minuta golpista.

Chegamos ao Blue Sky,

Siga nossa nova conta no X,

Participe de nosso grupo no WhatsApp,

Entre em nosso canal no Telegram,

Categorizado em:

Governo Lula,

Última Atualização: 19/07/2024