Afonso Motta (PDT-RS): assessor do deputado é investigado por suspeita de desvio de emendas parlamentares. Foto: Reprodução

A Polícia Federal (PF) cumpre, nesta quinta-feira (13), mandados de busca e apreensão em endereços ligados a assessores do deputado Afonso Motta (PDT-RS). A operação investiga um esquema de desvio de emendas parlamentares destinadas ao Hospital Ana Nery, em Santa Cruz do Sul (RS).

Ao todo, são 11 mandados de busca e apreensão e dois de busca pessoal, cumpridos em Brasília e em cinco cidades do Rio Grande do Sul: Estrela, Rosário do Sul, Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires e Lajeado. Entre os alvos está o chefe de gabinete de Motta, Lino Furtado.

A ação, batizada de EmendaFest, foi autorizada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino. Além das buscas, Dino determinou o afastamento de dois investigados de seus cargos e funções públicas. As contas de pessoas físicas e jurídicas envolvidas no caso também foram bloqueadas, segundo a PF.

Os valores desviados e o total bloqueado ainda não foram divulgados, mas a Polícia Federal apreendeu R$ 160 mil em dinheiro vivo com alguns alvos da operação, incluindo Lino Furtado.

Parte desses valores foi encontrada com um funcionário do hospital beneficiado pelas emendas e um terceiro suspeito, ainda não identificado. Os investigados podem responder por crimes como desvio de recursos públicos, corrupção ativa e corrupção passiva.

Dinheiro apreendido durante a Operação EmendaFest, que investiga o desvio de emendas parlamentares. Foto: PF/Divulgação

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 13/02/2025