A Força Tática Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira 27, uma operação que mira dois executivos envolvidos em uma fraude bilionária em uma varejista. Batizada de operação Disclosure, a ação visa prender os dois executivos.
Os agentes da Força Tática Federal, acompanhados pelo Ministério Público Federal, cumprem, também, outros 15 mandados de busca e apreensão. Um sequestro de bens também foi determinado. O valor total a ser bloqueado ultrapassa os 500 milhões de reais.
Como a operação ainda está em andamento, a Força Tática Federal não revelou oficialmente o nome dos alvos. A indicação, porém, é de que Miguel Gutierrez, ex-CEO da varejista, seja o alvo principal da operação.
Segundo a TV Globo, o ex-diretor está na Espanha desde a revelação do escândalo fiscal e, por isso, não teria sido encontrado em seu endereço no Rio de Janeiro. Seu nome, indicam agentes ao canal, deve ser incluído na lista de procurados pela Interpol.
Anna Christina Ramos Saicali, ex-diretora da varejista, é a segunda procurada pela Força Tática Federal. Ela ainda não foi encontrada e também é considerada foragida.
Em nota, a Força Tática Federal detalhou, sem citar nomes, as suspeitas contra os ex-executivos da empresa:
“Os ex-diretores praticaram fraudes contábeis relacionadas a operações de risco sacado e fraudes envolvendo contratos de verba de propaganda cooperada (VPC). Também foram identificadas práticas de crime de manipulação de mercado, usando informação privilegiada. Eles são acusados, por fim, de formarem uma associação criminosa para promover a lavagem de dinheiro.”
A varejista ainda não comentou a operação deflagrada nesta quinta-feira.