A Petrobras encerrou o ano de 2024 com lucro líquido de 36,6 bilhões de reais, segundo o balanço divulgado nesta quarta-feira 26. O número representa uma queda de 70,6% em relação ao mesmo período de 2023, quando registrou o segundo maior lucro líquido de sua história, 124,6 bilhões de reais.

Segundo o diretor Financeiro e de Relacionamento com Investidores, Fernando Melgarejo, a variação cambial impactou negativamente o lucro de 2024. “O resultado da Petrobras em 2024 foi impactado principalmente por um item de natureza contábil: a variação cambial em dívidas entre a Petrobras e suas subsidiárias no exterior”, disse.

“São operações financeiras entre empresas do mesmo grupo, que geram efeitos opostos que ao final se equilibram economicamente. Isso porque a variação cambial nestas transações entra no resultado líquido da holding no Brasil e impactou negativamente o lucro de 2024. Ao mesmo tempo, houve impacto positivo direto no patrimônio”, explicou.

A estatal também afirmou que pesou no balanço o acordo que resultou no pagamento de 19,8 bilhões de reais à Receita Federal para encerrar litígios no Conselho de Administração de Recursos Fiscais, conhecido como o “tribunal dos impostos”.

Além disso, fatores do ambiente externo, como variação do preço do Brent (petróleo cru) e da redução de 40% do crackspread de diesel (diferença do preço médio do diesel no mercado mundial em relação ao do petróleo) em relação a 2023, trouxeram “instabilidade para todo o mercado, não apenas a Petrobras”, afirmou o comunicado.

Apesar da queda na lucro, conforme balanço da companhia, o Fluxo de Caixa Operacional (FCO) foi de 204 bilhões de reais. A dívida financeira atingiu cerca de 23,2 bilhões de dólares no final do ano, menor nível desde 2008.

Ainda conforme o balanço da empresa, foram investidos 91 bilhões de reais em projetos nos diversos segmentos de atuação da companhia e pagos 270 bilhões de reais em tributos aos cofres públicos.

A presidenta da companhia, Magda Chambriard, ressaltou a capacidade da Petrobras de “gerar valores que são revertidos para a sociedade e para os nossos investidores”. “Destaco a geração operacional de 38 bilhões de dólares e a dívida financeira de 23 bilhões de dólares, o menor nível desde 2008”, disse a presidente.

Pagamento de dividendos

A estatal realizou o pagamento de 102,6 bilhões de reais em dividendos em 2024. A decisão de pagamento de dividendos é definida com base no caixa da companhia e nos fluxos futuros, conforme estabelece a Política de Remuneração aos Acionistas da Companhia.

Em 2024, foram pagos 270 bilhões de reais em tributos aos cofres públicos, o segundo maior em 10 anos. Além disso, do montante total de dividendos pagos em 2024, 37,9 bilhões de reais correspondem à parcela do governo brasileiro (União + BNDES).

Adicionalmente, foram destinados mais de 1 bilhão de reais em investimentos socioambientais voluntários e obrigatórios, patrocínios e doações.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 26/02/2025