A Petrobras e o Sebrae assinaram nesta segunda-feira 9, em Brasília, um protocolo de intenções que visa fortalecer a cadeia de fornecedores locais com foco em micro e pequenas empresas. O acordo tem como objetivo engajar empreendedores regionais nos processos de contratação da estatal, promovendo mais competitividade e sustentabilidade nas cadeias de suprimentos da companhia.
Segundo as instituições, a parceria está alinhada ao atual plano de negócios da Petrobras e deve impulsionar a regionalização das compras e contratações.
Segundo o presidente do Sebrae, Décio Lima, a parceria representa uma oportunidade real de inserção produtiva. “Vamos abrir novas oportunidades para os pequenos negócios na cadeia de petróleo e gás. Isso significa geração de emprego e renda”, afirmou.
O Sebrae ficará responsável por ações de atração, capacitação e melhoria da performance de empreendedores de todo o país. A expectativa é que mais de 500 novos pequenos negócios sejam inseridos na base de fornecedores da Petrobras.
Inovação, ASG e apoio financeiro
O protocolo prevê ações em diversas frentes. Entre elas, estão programas voltados à qualificação e cadastramento de fornecedores, estímulo à inovação e apoio em serviços financeiros. Além disso, os temas ASG (Ambiental, Social e Governança) e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) também fazem parte das diretrizes pactuadas.
Segundo Fernando Melgarejo, diretor de Finanças e Relacionamento com Investidores da Petrobras, a presença de micro e pequenas empresas é estratégica para o plano de negócios da companhia até 2029. “Queremos fortalecer a cadeia local, tornando nossos processos mais competitivos e sustentáveis, com a participação ativa de startups e pequenos empreendedores”, afirmou.
Roadshows em dez cidades
A parceria entre Petrobras e Sebrae já vinha sendo construída desde 2023. As duas instituições realizaram 11 edições do roadshow “Encontro com Fornecedores – Construindo Negócios com a Petrobras”.
As ações passaram por dez cidades em diferentes regiões do Brasil, como Manaus, Recife, Aracaju, Natal, Salvador, Vitória, Paulínia, São José dos Campos, Curitiba e São Paulo.
Os eventos aproximam os pequenos empresários da realidade das compras corporativas da estatal, preparando-os para participar de forma competitiva e sustentável das futuras oportunidades.