Petrobras descobre nova camada do pré-sal

A Petrobras anunciou, nesta sexta-feira, 14, a descoberta de uma nova camada do pré-sal na Bacia de Santos, a uma profundidade de 5.600 metros.

A identificação do volume foi realizada por meio de testes que utilizaram perfis elétricos gerados por uma sonda introduzida em nova perfuração, conforme comunicado divulgado pela empresa. O material obtido está em análise nos laboratórios da estatal.

Segundo a nota, o Consórcio da Jazida Compartilhada de Búzios, composto pela Petrobras como operadora, com 88,98% de participação, a CNOOC (7,34%) e a CNPC (3,67%), sob gestão da Pré-Sal Petróleo S.A. (PPSA), continuará as análises dos resultados para definir os próximos passos das atividades na região.

Dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) apontam que a produção média anual de petróleo e gás natural no Brasil em 2024 foi de 4,322 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boe/d), dos quais 3,358 milhões de barris por dia (bbl/d) correspondem ao petróleo.

Aproximadamente 78% dessa produção teve origem em reservatórios do pré-sal, localizados entre mil e 6 mil metros abaixo do nível do mar.

O campo de Búzios, localizado a 189 quilômetros da costa do Rio de Janeiro, é considerado o maior do mundo em águas ultraprofundas.

Operando em larga escala desde março de 2015, o campo ultrapassou a marca de 1 bilhão de barris de petróleo produzidos em março de 2023.

Segundo o Boletim da Produção de Petróleo e Gás Natural da ANP, a produção no campo de Búzios cresceu 2,40% em 2024 em comparação com o ano anterior, representando 19,53% da produção marítima nacional.

O consórcio responsável pela jazida continuará os estudos sobre o potencial da nova camada, enquanto a Petrobras segue com as análises laboratoriais do material coletado na perfuração.

Artigo Anterior

Adolescente morre na Bahia após injetar água misturada com borboleta na perna

Próximo Artigo

MPF pede que Prefeitura do Rio mude regras para ambulantes no Carnaval

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!