Parlamentares da Bancada do PT reafirmaram nesta quarta-feira (26/2), pelas suas redes sociais, o compromisso de lutar pelo fim da escala 6×1 no Brasil — sistema que prevê seis dias consecutivos de trabalho para apenas um de descanso. Os petistas destacaram a importância de discutir e aprovar a proposta de emenda à Constituição (PEC) que reduz a jornada de trabalho no país.
A PEC protocolada por Erika Hilton (PSOL-SP), ontem (25), busca pôr fim ao atual regime de trabalho e poderá ser apensada (anexada) a outra proposta de conteúdo semelhante, apresentada em 2019 pelo deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), atualmente em análise na Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania (CCJC) da Câmara.
Leia mais: PT apoia emenda constitucional que acaba com a escala 6×1
Os parlamentares do PT ressaltaram que a mudança é necessária para garantir melhores condições de vida aos trabalhadores e promover impactos positivos na economia, com potencial para gerar novos empregos e ampliar a produtividade.
O líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias (RJ), comemorou na rede social X (antigo Twitter). “Grande vitória! Foi protocolada, pela deputada Erika Hilton, a PEC que acaba com a escala 6×1, com 234 assinaturas. Vamos juntos contra a exploração do trabalhador!”
GRANDE VITÓRIA!
Hoje, foi protocolada, pela deputada Érika Hilton, a PEC que ACABA com a escala 6×1, com 234 assinaturas.
VAMOS JUNTOS CONTRA A EXPLORAÇÃO DO TRABALHADOR! pic.twitter.com/r91hshtA4f
— Lindbergh Farias (@lindberghfarias) February 26, 2025
Já a presidenta do PT, a deputada Gleisi Hoffmann (PR) disse que é preciso pressão pelo fim da escala 6×1. “Não é de hoje que discutimos a necessidade de equilíbrio entre o pessoal e o profissional, tanto que em 2019 o companheiro Reginaldo Lopes (PT-MG) apresentou a PEC 221, semelhante às demandas do Movimento Vida Além do Trabalho”, explicou Gleisi.
A deputada Dandara Tonantzin (PT-MG) também se posiciona favorável à medida. “A luta pelo fim da escala 6×1 avançou! Depois de toda pressão e mobilização conseguimos o número de assinaturas necessárias para protocolar o projeto na Câmara. Queremos que essa pauta unifique o Congresso Nacional e o povo brasileiro. Vem aí o 1º de maio, dia do Trabalhador. Essa é nossa bandeira, essa é a nossa luta!”, adiantou.
PEC pelo fim da escala 6×1 PROTOCOLADA ✊🏾
A luta pelo fim da escala 6×1 avançou! Depois de toda pressão e mobilização conseguimos o número de assinaturas necessárias para protocolar o projeto na Câmara.
Queremos que essa pauta unifique o Congresso Nacional e o povo brasileiro.… pic.twitter.com/tmD4lx2ccx
— Dandara Tonantzin (@todandara) February 25, 2025
Já a deputada Maria do Rosário (PT-RS) também participou da entrevista coletiva sobre a PEC. “Lançamos na Câmara uma nova ofensiva de uma das pautas mais importantes para os brasileiros e brasileiras. O fim da escala 6×1, assim como trabalho e dignidade são direitos, e são parte importante do que chamamos no conjunto dos direitos de Democracia! Contem comigo nessa luta!”, disse.
Junto com @ErikakHilton, lançamos hoje na Câmara uma nova ofensiva de uma das pautas mais importantes pros brasileiros e brasileiros. O fim da escala 6×1, assim como trabalho e dignidade são direitos, e são parte importante do que chamamos no conjunto dos direitos de Democracia!… pic.twitter.com/UWbTOWkRwx
— Maria do Rosário (@mariadorosario) February 25, 2025
Leia mais declarações dos parlamentares:
Kiko Celeguim (PT-SP) – “A PEC pelo fim da escala 6×1 foi protocolada. Essa é uma luta essencial por mais dignidade, melhores condições de vida e por uma sociedade mais justa para todas as trabalhadoras e trabalhadores. Ninguém deve viver apenas para o trabalho— o direito ao descanso e à qualidade de vida precisa ser garantido! Seguimos firmes nessa caminhada”.
Alexandre Lindenmeyer (PT-RS) – “Pelo fim da escala 6 X 1, assinei a PEC da Vida Além do Trabalho. Vamos retomar essa luta pela redução da jornada de trabalho para garantir uma vida mais saudável, com descanso adequado e lazer em família, além da geração de empregos”.
Camila Jara (PT-MS) – “Protocolada! A PEC que propõe o fim da escala 6×1 foi oficialmente apresentada hoje. Precisamos manter a mobilização forte e impedir que o movimento perca força. Agora, a luta segue no Congresso!”
Patrus Ananias (PT-MG) – “Estamos juntos nessa luta por uma sociedade menos desigual e que assegura dignidade e melhores condições de vida a todas as trabalhadoras e todos os trabalhadores. Vida além do trabalho tem que ser um direito!”
Luizianne Lins (PT-CE) – “Por uma vida além do trabalho! Estive hoje na coletiva de deputados e deputadas sobre a PEC pelo fim da Escala 6×1, que atingiu mais do que o necessário de assinaturas para tramitar. Vamos à luta por jornadas e condições de trabalho mais dignas para os trabalhadores e trabalhadoras do Brasil! Fim da escala 6X1.”
Por uma vida além do trabalho!
Estive hoje na coletiva de deputados e deputadas sobre a PEC pelo fim da Escala 6×1, que atingiu mais do que o necessário de assinaturas para tramitar. Vamos à luta por jornadas e condições de trabalho mais dignas para os trabalhadores e… pic.twitter.com/7S6ViZJL1y— Luizianne Lins (@LuizianneLinsPT) February 25, 2025
Denise Pessôa (PT-RS) – “Chega de superexploração! A PEC que põe fim a escala 6×1 foi protocolada na Câmara. Assinei e apoio essa luta, mas a vitória depende da mobilização de todas e todos. Compartilhe e pressione!”
Delegada Adriana Accorsi (PT-GO) – “A deputada Erika Hilton protocolou a PEC para acabar com a escala 6×1, garantindo mais dignidade aos trabalhadores. Apoio essa luta e fui uma das primeiras a assinar a proposta. Direitos trabalhistas são prioridade!”
Alfredinho (PT-SP) – “Vamos acabar com a escala 6X1. Esse é um passo gigante para garantir mais dignidade aos trabalhadores. A extrema direita pode chorar, mas a exploração vai acabar! O Brasil precisa de trabalho justo e qualidade de vida.”
Dimas Gadelha (PT-RJ) – “Protocolamos a PEC pelo fim da escala 6×1 e a redução da jornada para 36h semanais! Como coautor, estive ao lado da Erika Hilton e Rick Azevedo nessa luta por mais dignidade e qualidade de vida para os trabalhadores. Seguimos firmes! Por uma vida além do trabalho.”
Carol Dartora (PT-PR) – “Foi protocolada a PEC da escala 6×1, uma importante iniciativa para garantir melhores condições de trabalho e qualidade de vida aos trabalhadores. Seguimos comprometidos com avanços que valorizam e protegem os direitos da categoria”.
Juliana Cardoso (PT-SP) – “Urgente! Mais dignidade aos trabalhadores. Foi protocolada a PEC para o fim da escala 6×1, um passo essencial para mais qualidade de vida e justiça para quem move o Brasil! Nenhum trabalhador merece viver para trabalhar – é hora de mudar essa realidade! Apoie essa luta!”
Welter (PT-PR) – “Juntos com os trabalhadores, venceremos! Ultrapassamos as 171 assinaturas para a PEC contra a escala 6×1 e já chegamos a quase 200! A luta coletiva avança! Honra em estar com Erika Hilton, Rick Azevedo e minha Bancada do PT nessa conquista”.
Valmir Assunção (PT-BA) – “PEC pelo fim da escala 6×1 protocolada na Câmara Federal. Vamos que vamos em busca da aprovação. Direito ao descanso, ao lazer, à vida além do trabalho”.
Rogério Correia (PT-MG) – “Eu sou favorável ao fim da escala 6X1. O deputado ou a deputada que você votou também?”
Ana Pimentel (PT-MG) – “A luta do trabalhador e da trabalhadora é pelo FIM da escala 6×1! Acaba de ser protocolada a PEC pelo fim da escala 6×1, uma conquista da mobilização nacional. Seguimos pressionando na Câmara dos Deputados”.
Os deputados Helder Salomão (PT-ES), Bohn Gass (PT-RS), Alencar Santana (PT-SP), Fernando Mineiro (PT-RN), Ivoneide Caetano (PT-BA), Carlos Zarattini (PT-SP), Dilvanda Faro (PT-PA), Erika Kokay (PT-DF), João Daniel (PT-SE), Natália Bonavides (PT-RN), Reimont (PT-RJ), Tadeu Veneri (PT-PR) e Zeca Dirceu (PT-PR) também se manifestaram pelo fim da escala 6×1.
Por PT na Câmara