Os deputados do PT Zeca Dirceu (PR) e Carlos Zarattini (SP) manifestaram nesta terça-feira (5/8) apoio à decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou a prisão domiciliar do ex-presidente Bolsonaro (PL) após reiterados descumprimentos de medidas cautelares. Também consideraram como “desespero” os aliados de Bolsonaro obstruir os trabalhos do Congresso Nacional ocupando as Mesas Diretoras da Câmara e do Senado.

“Os deputados e deputadas mais extremistas, com avanço do julgamento e prisão definitiva de Bolsonaro, decidiram parar o Congresso. Querem fechar o Congresso Nacional, querem evitar que qualquer tipo de projeto de interesse para o Brasil seja votado”, criticou Zeca Dirceu. Ele denunciou que o bolsonaristas querem impedir, inclusive, a votação da isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil.

“Querem impedir que sejam votadas as medidas que o Governo Lula está apresentando para ajudar os setores da indústria, da agricultura, atingidos pela conspiração da família Bolsonaro ao lado do Donald Trump. É uma vergonha”, protestou o deputado paranaense. “Eles querem parar o Congresso Nacional e isso não vai acontecer”, afirmou. Para Zeca Dirceu, esses deputados estão sendo pagos, “muito bem pagos, e deveriam votar medidas para ajudar o Brasil, ajudar o povo brasileiro. Mas não. Estão aqui com um único compromisso, tentar salvar a pele do Bolsonaro”, criticou.

Prisão de Bolsonaro

O deputado Zarattini considerou necessária a decisão do ministro Alexandre Moraes de determinar a prisão domiciliar de Bolsonaro por reiterados descumprimentos de medidas cautelares. “A medida é necessária e baseada em elementos concretos. A narrativa de perseguição propagada pela família Bolsonaro não se sustenta. Bolsonaro esticou a corda o quanto pôde e já deveria estar cumprindo prisão. A decisão de Moraes está amparada não apenas no descumprimento das cautelares, mas também na constatação de que ele continua agindo contra o Estado Democrático de Direito”, afirmou.

Para Zarattini, o ex-presidente segue conspirando contra as instituições brasileiras. “Bolsonaro mantém articulações com autoridades e políticos norte-americanos para deslegitimar nossas instituições e promove constantes ataques à democracia. O recado é claro: nossa democracia é sólida e seguiremos defendendo nossa soberania”, completou.

Bolsonaro é réu em ação penal que investiga a tentativa de golpe de Estado de 8 de janeiro de 2023. Ele responde por crimes como tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe, participação em organização criminosa armada, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado. O processo está na fase de alegações finais, última etapa antes do julgamento que definirá se os acusados serão condenados ou absolvidos.

Das assessorias de Comunicação dos deputados Zeca Dirceu e Carlos Zarattini

 

 

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 05/08/2025