Em discursos em plenário nesta terça-feira (4/2), parlamentares petistas destacaram o papel do Governo Lula em trabalhar pela erradicação da fome no País. Eles lembraram das imagens de brasileiros em filas catando ossos descartados de açougues, durante o desgoverno de Bolsonaro. O deputado Helder Salomão (PT-ES) ressaltou que o fortalecimento de políticas públicas dos governos do PT priorizaram a segurança alimentar, a agricultura familiar e a redistribuição de recursos para que o país não retornasse à situação de fome que vimos no governo anterior.
Deflação de alimentos
Durante o terceiro mandado do presidente Lula, o Brasil viveu a sua primeira deflação de alimentos em seis anos, desde 2017, chegando a 0,52%, em 2023. O aumento da oferta de alimentos como carne e leite foram indicadores importantes para essa queda, assim como a redução dos custos de insumos. “Durante o governo passado [Bolsonaro], a inflação de alimentos foi de 57%”, compara o deputado Helder Salomão.
Já o deputado Airton Faleiro (PT-PA) também defendeu a segurança e a soberania alimentar. “Eu sei que temos muitas pautas, mas uma que nós vamos priorizar é a segurança alimentar e a diminuição dos preços dos alimentos. Existe a inflação de alimentos. Nós precisamos combatê-la e temos mecanismos para isso”, afirmou o parlamentar.
Bonés
O deputado do Pará ainda discursou sobre os bonés usados pelos parlamentares de extrema direita e de esquerda em plenário. Airton Faleiro destaca que os bolsonaristas, sabujos, exaltam o governo de Trump, nos Estados Unidos, e esquecem dos brasileiros. “Eu observo que, nos últimos dias, dois bonés ganharam as mídias sociais e até impacto nas redes de comunicação do Brasil. Um deles falando sobre a América grande de novo [do Trump] e o outro falando sobre o Brasil dos brasileiros [usado por petistas]. E eu pergunto, qual desses bonés você colocaria na cabeça? Um deles faz apologia ao imperialismo e à subserviência ao Governo dos Estados Unidos pelos brasileiros que colocaram esse chapéu na cabeça”.
Para Airton Faleiro, o mote “O Brasil é dos brasileiros” expressa a soberania nacional e protesta ao que fizeram injustamente com os brasileiros que chegaram acorrentados e amarrados no Brasil, vindos dos Estados Unidos. “Nós respeitamos a soberania dos outros países, mas aqui é o Brasil, e é necessário respeitar o povo brasileiro, o Governo brasileiro e este Congresso. Nada de apologia e nada de subserviência! ”, afirmou.
Soberania
Já a deputada Benedita da Silva (PT-RJ) disse que o Brasil é dos brasileiros e isso incomoda alguns parlamentares porque eles apoiam a política de privatização de estatais, a abertura irrestrita do mercado para empresas internacionais e concessão de recursos naturais para a exploração estrangeira.
“Por fim, falar que o Brasil é dos brasileiros para os parlamentares é uma agressão, para alguns deles, aos seus interesses pessoais e partidários”, finaliza Benedita.
Elisa Alexandre