Pelas redes sociais, parlamentares ressaltaram a importância de lembrar os atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, quando vândalos bolsonaristas depredaram as sedes dos 3 Poderes em Brasília. A democracia venceu e segue forte, avaliam os petistas sobre o ato que marcou os dois anos da tentativa de golpe, ontem (8), no Palácio do Planalto e no ato público.

O líder do PT na Câmara, deputado Odair Cunha (PT-MG), participou dos eventos em Brasília. “Um ato importante para que a gente não esqueça, e para que ataques contra nossa democracia nunca mais aconteçam!”.

A presidenta do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR), destaca a importância do evento em defesa da democracia. “Dois anos depois da tentativa de golpe de Estado, quando os bolsonaristas deixaram um rastro de ódio e destruição, o Governo Lula devolve ao povo brasileiro parte do nosso patrimônio, depredado naquele 8 de janeiro de 2023. A nossa resposta aos ataques antidemocráticos é a união, esperança, solidariedade e amor. E assim seguiremos, trabalhando para construir um país mais justo e unido!”

 

O deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ) reitera que o ato de 8 de janeiro não foi um ato isolado e que deve ser visto como antidemocrático e seus responsáveis punidos.

 

A deputada federal Maria do Rosário (PT-RS) deixa claro que a tentativa de golpe e a depredação do patrimônio público não devem ser ignorados e que sejam respondidos criminalmente. “Aqueles que tentam romper a democracia não devem ter de nossa parte a clemência. Não podem ser esquecidos, porque o nosso objetivo primeiro é a Constituição, é a República, é a Liberdade, é o povo brasileiro”.

O líder do governo na Câmara, o deputado federal José Guimarães (PT-CE) compartilha do sentimento de 86% de brasileiras e brasileiros que condenam os atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. “A reafirmação da democracia brasileira, no ato do Palácio do Planalto, demonstrou que os poderes da República estão unidos para rechaçar qualquer atentado ao Estado Democrático de Direito”.

 

A deputada federal Erika Kokay (PT-DF) reafirma que apesar de todas as tentativas golpistas, a democracia segue vencendo. “Dia histórico de reafirmar o valor da liberdade, dos direitos e da soberania. A luta para reconstruir a democracia custou muito caro ao povo brasileiro e nós não aceitaremos retrocessos! Pelas Marias, Eunices, Marielle e Clarices, nós dizemos: Viva a democracia. Ditadura nunca mais!”.

Leia abaixo outras mensagens de parlamentares petistas sobre o evento de dois anos após o 8 de janeiro:

Deputada Adriana Accorsi (PT-GO) – “Hoje é um dia muito especial. É um abraço na democracia. Dois anos depois que terroristas invadiram a sede dos três poderes, tentaram destruir os nossos palácios, que simbolizam a nossa democracia e o Estado Democrático de Direito, nós vencemos. Estamos aqui hoje comemorando e fortalecendo ainda mais a união do nosso país, a reconstrução e a nossa democracia. Contem sempre com a sua deputada federal para um país cada vez mais digno, que respeite cada um dos direitos de todas as pessoas e a nossa democracia”.

Deputada Airton Faleiro (PT-PA) – “Que o nosso abraço à democracia neste 8 de janeiro seja lembrado como um gesto de união e compromisso com os valores que sustentam a liberdade, a justiça e os direitos de todos os brasileiros. Reafirmamos que a democracia é construída com diálogo, respeito às diferenças e a participação ativa de cada cidadão”.

Deputada Benedita da Silva (PT-RJ) – “A democracia permite que existam mais “Beneditas da Silva” no Congresso Nacional, que um operário se torne presidente e que a pluralidade da nossa sociedade esteja representada. Vale a luta! Viva a democracia!

Deputado Carlos Veras (PT-PE) – “Democracia sempre! Estive hoje no ato que marcou os dois anos da tentativa de golpe contra o Brasil, ao lado do presidente Lula, reforçando nosso compromisso com a memória e a justiça. Durante a cerimônia, o presidente devolveu ao povo brasileiro obras de arte e peças históricas que foram destruídas naquele ataque. Um gesto que simboliza o esforço de reconstruir tudo o que foi atacado, de forma tão violenta, por pessoas que querem destruir o país. Retorna o patrimônio restaurado, mantém-se a democracia, cuidada dia após dia”.

Deputada Dandara (PT-MG) – “Há 2 anos os golpistas tentavam contra a nossa democracia, mas com muita luta a sustentamos de pé. Mais do que nunca é preciso dizem em alto e bom som “SEM ANISTIA PRA GOLPISTA”. Para que nunca mais aconteça. Esquecer jamais!”

Deputado Pedro Uczai (PT-SC) – “Para golpistas não existe anistia, e sim cadeia. Nos reunimos em Brasília para celebrar a vitória de quem luta pela democracia. Hoje, entregamos ao povo brasileiro parte do seu patrimônio que tentaram destruir. E reafirmamos nosso compromisso com de que não deixaremos que o ódio nunca prevaleça”.

 

Outros parlamentares petistas também celebraram a democracia e demonstraram em suas redes apoio ao Abraço à Democracia: Alencar Santana (SP), Alexandre Lindenmeyer (RS), Alfredinho (SP), Arlindo Chinaglia (SP), Ana Paula Lima (SC), Ana Pimentel (MG), Bohn Gass (RS), Camila Jara (MS), Carlos Zarattini (SP), Carol Dartora (PR), Denise Pessôa (RS), Dilvanda Faro (PA), Dimas Gadelha (RJ), Dr. Francisco (PI), Elton Welter (PR), Florentino Neto (PI), Helder Salomão (ES), Jack Rocha (ES), Jilmar Tatto (SP), Jorge Solla (BA), José Airton (CE), Josias Gomes (BA), Juliana Cardoso (SP), Kiko Celeguim (SP), Leonardo Monteiro (MG), Luiz Couto (PB), Luizianne Lins (CE), Marcon (RS), Merlong Solano (PI), Miguel Ângelo (MG), Mineiro (RN), Natália Bonavides (RN),  Nilto Tatto (SP), Padre João (MG), Patrus Ananias (MG), Paulão (AL), Paulo Guedes (MG), Reginaldo Lopes (MG), Reginete Bispo (RS), Reimont (RJ), Rogério Correia (MG), Rubens Júnior (MA), Rubens Otoni (GO), Rui Falcão (SP), Tadeu Veneri (PR), Valmir Assunção (BA), Vander Loubet (MS), Vicentinho (SP), Waldenor Pereira (BA), Zé Neto (BA) e Zeca Dirceu (SC).

 

Amanda Canellas (estagiária)

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 09/01/2025