Pesquisadores do Departamento de Engenharia Química e Biotecnologia da Universidade de Cambridge trabalham em estudos que possam identificar transtornos psiquiátricos a partir de exames laboratoriais ou de imagem.
Atualmente, os psiquiatras adotam vários fatores para identificar doenças como transtorno bipolar e esquizofrenia, incluindo a genética, o comportamento e o ambiente em que vive o paciente.
Não há, no entanto, biomarcadores confiáveis que sejam utilizados no tratamento das doenças ou mesmo para provar com maior precisão o diagnóstico.
De acordo com Jakub Tomasik, um dos pesquisadores da Universidade de Cambridge, os pacientes gostariam de contar com exames no diagnóstico de transtornos, para que tenham certeza de que a doença não foi inventada. Exames de imagem ou laboratoriais tornam o diagnóstico mais objetivo.
Os cientistas perceberam ser possível identificar, por meio de teste, 30% de casos de transtorno bipolar, o que pode representar um avanço no tratamento da doença, já que 40% dos pacientes com o transtorno recebem o diagnóstico errado, como se sofressem de um transtorno depressivo.