Pesquisa do Paraná confirma cenário complexo na disputa pela prefeitura de São Paulo; veja os resultados

Uma nova pesquisa divulgada pelo instituto Paraná Pesquisas nesta sexta-feira 23 revela um cenário complexo na corrida eleitoral para a prefeitura de São Paulo. Segundo o levantamento, o atual prefeito, Ricardo Nunes (MDB), está tecnicamente empatado com Guilherme Boulos (PSOL) na liderança. Os dois, porém, viram Pablo Marçal (PRTB) crescer e se aproximar.

De acordo com o instituto, Nunes lidera numericamente com 24,1% das intenções de voto. Ele é seguido de perto por Boulos, com 21,9%. Os dois, importante ainda registrar, oscilaram negativamente na comparação com o levantamento anterior.

Marçal, por sua vez, cresceu 5,4 pontos percentuais. Ele estava com 12,5% na última pesquisa e saltou para 17,9% no levantamento desta sexta. O resultado faz com que o coach se distancie do apresentador José Luiz Datena (PSDB), quarto colocado na pesquisa com 13,2%, e da deputada Tabata Amaral (PSB), que segue na quinta posição, apesar de uma oscilação positiva. O percentual de Marçal pode, também, ser considerado um empate técnico com Boulos. Veja os números:

 

Essa tendência – um cenário complexo pelo crescimento de Marçal e leve encolhimento de Boulos e Nunes – já havia sido mostrada pela pesquisa AtlasIntel, divulgada na última quarta-feira 21, e pela pesquisa Datafolha, divulgada na quinta 22.

Raio-X dos eleitores

A pesquisa também oferece um perfil detalhado do eleitorado. Guilherme Boulos lidera entre os homens, com 23,4% das intenções de voto, enquanto Ricardo Nunes é o preferido entre as mulheres, com 25,7%.

No recorte etário, Nunes tem vantagem entre eleitores acima de 45 anos, enquanto Boulos e Marçal disputam o apoio dos mais jovens.

Em termos de escolaridade, Boulos se destaca entre os eleitores com ensino superior, enquanto Nunes atrai principalmente aqueles com ensino fundamental e médio.

Segundo turno estimulado

Quando o cenário é de segundo turno entre Ricardo Nunes e Guilherme Boulos, o atual prefeito aparece com 50,7% das intenções de voto contra 34,2% de Boulos, mantendo uma posição praticamente inalterada em relação à pesquisa anterior, quando Nunes aparecia com 50,1% das intenções de voto e Boulos, com 34,2%.

A pesquisa também analisou uma eventual disputa de Marçal com os dois outros candidatos no segundo turno. Marçal, nesses casos, seria derrotado por Nunes (52,1% a 25,7%) e por Boulos (42,9% a 38,3%).

Rejeição

A pesquisa ainda mediu a rejeição dos candidatos. Nesse quesito o deputado federal lidera o ranking, com 32,7%, seguido por Marçal, com 25,7% de rejeição e Datena, com 19,5%.

Boulos e Marçal tiveram, segundo o instituto, um aumento de rejeição, em uma comparação com a última pesquisa de agosto, quando marcavam 28,2% e 20,3%, respectivamente. O atual prefeito aparece na lista apenas em 5º colocado, com 15,4% das rejeições. Os entrevistados, vale dizer, poderiam citar mais de um candidato.

O Paraná Pesquisa ouviu 1.500 eleitores da cidade de São Paulo. As entrevistas foram realizadas presencialmente entre 19 e 22 de agosto. A margem de erro é de 2,6 pontos percentuais, com índice de confiança de 95%. O registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é SP-06659/2024.

Artigo Anterior

Desonerações fiscais alcançam valor recorde de R$ 10,1 bilhões no mês de julho, informa Receita Federal

Próximo Artigo

Aceleração do envelhecimento populacional no Brasil alimenta especulações sobre uma reforma da Previdência em breve futuro

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!