Pesquisa Datafolha divulgada no sábado (28) revela que a maioria dos brasileiros – 64% – se declara favorável ao fim da escala 6 x 1, enquanto 33% são contra a mudança.

A deputada federal Erika Hilton (PSOL) apresentou, em 2024, uma PEC para aprovar o fim da escala 6 x 1, substituindo-a por uma jornada de 36 horas semanais, divididas em quatro dias por semana.

O Datafolha perguntou aos entrevistados se as regras para quem trabalha no regime CLT deveriam ser alteradas para reduzir a carga. Atualmente, quem tem carteira assinada trabalha até 44 semanais, por seis dias na semana.

Segundo a pesquisa, 70% disseram que a jornada ideal deveria ter cinco dias (segunda a sexta), e 17% falaram em seis dias. Outros 7% citaram a jornada de quatro dias por semana. Já sobre a carga horária máxima diária, oito horas foi apontado como ideal por 82% dos entrevistados, ante 7% que citaram de 8 a 12 horas por dia.

Nos dados estratificados, as mulheres são as que mais aprovam a mudança na jornada de trabalho (70%). Já entre os homens, 40% são contra. A pesquisa também detectou que os mais velhos e os que ganham salários melhores não fazem questão da mudança, enquanto os mais jovens e os que recebem até dois salários mínimos são a favor.

Entre os eleitores de Lula em 2022, 73% disseram que são a favor da redução da jornada de trabalho, enquanto entre os eleitores de Jair Bolsonaro, o índice é de 53%.

Leia também:

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 28/12/2024