O ministro das Relações Exteriores da China advertiu as Filipinas sobre a instalação de mísseis de alcance intermediário dos EUA, como relatado pela agência britânica Reuters no sábado.
As embarcações filipinas concluíram com sucesso sua mais recente missão ao banco de areia sem interferências, informou o ministério chinês. O ministro chinês, Wang Yi, declarou que as relações entre os países enfrentam desafios porque as Filipinas “violaram repetidamente o consenso de ambos os lados e seus próprios compromissos”.
O ministro chinês acrescentou que a introdução de sistemas de mísseis de alcance intermediário dos EUA nas Filipinas geraria tensão e confronto na região, além de desencadear uma corrida armamentista, o que não está alinhado com os interesses e desejos do povo filipino.
Os Estados Unidos implantaram seu sistema de mísseis Typhon nas Filipinas como parte de exercícios militares conjuntos no início de 2024. Embora o sistema não tenha sido disparado durante os exercícios, um oficial filipino posteriormente não deu detalhes sobre o tempo que permaneceria no país.
O ministro chinês mencionou que a China recentemente alcançou um acordo temporário com as Filipinas sobre o transporte e o reabastecimento de suprimentos humanitários para Renai Jiao, visando manter a estabilidade na área marítima, referindo-se ao atol Second Thomas Shoal.
Segundo Wang, as relações entre China e Filipinas estão agora em um momento decisivo, e o diálogo e a consulta são o caminho adequado. Ele fez essas declarações na sexta-feira durante uma reunião com Enrique Manalo, secretário de Relações Exteriores das Filipinas, em Vientiane, Laos.