Com profunda tristeza, lamentamos o falecimento do ex-presidente do Uruguai José Pepe Mujica, um homem cujo legado transcendeu as fronteiras de seu país e se tornou um símbolo global de humildade, solidariedade e coerência política, com seu estilo de vida simples e sua retórica anticonsumista.
Ele deixou uma marca indelével não apenas por sua passagem pelo governo do Uruguai, entre 2010 e 2015, um período marcado por avanços significativos em direitos civis e políticas progressistas, mas também por seu estilo de vida austero e compromisso com os direitos humanos e os mais desfavorecidos. Sua mensagem de simplicidade, amor à terra e luta pela justiça social repercutiu em milhões de pessoas ao redor do mundo.
Foi antológico seu discurso na ONU, em 2012, quando chamou a atenção do mundo ao criticar o consumismo desenfreado e ao questionar o modelo econômico atual, que ataca o planeta e ainda agrava as desigualdades sociais.
Mujica nos mostrou que é possível lutar por um mundo mais justo, com simplicidade, coerência, tendo sempre e vista as pessoas e a justiça social acima dos interesses individuais.
Como ele disse, “os homens passam, as causas permanecem”. E as causas de Mujica permanecerão como guia a quem luta pela construção de um mundo mais justo, igualitário, inclusivo e sustentável.
Nós, deputados e deputadas do PT, expressamos nossas mais profundas condolências à sua família, amigos e ao povo uruguaio. O mundo perdeu hoje um líder excepcional, cujo exemplo de integridade e humanidade viverá em nossa memória coletiva.
Descanse em paz.