A Inteligência Artificial tornou-se fonte de notícias. É o que aponta o relatório anual Digital News Report 2025, da Universidade de Oxford realizado em parceria com o Reuters Institute. Conduzido pelo pesquisador Nic Newman (foto/reprodução internet), o estudo mostrou que 7% dos entrevistados usam o chatbot de IA para se informar. Já as redes sociais contam com 54% da preferência da audiência. Quando se trata de Brasil a pesquisa reforça a predominância das redes sociais e mídias digitais como meios de informação. Mais da metade da população brasileira desconfia dos conteúdos que recebe, fato que atribuem aos políticos e influencers. Curiosamente, continuam a consumir informações destas fontes.
Para além dos dados apurados no relatório, as pessoas tenderão a reforçar seus pontos de vista, uma vez que mídias sociais e plataformas digitais funcionam por meio dos algoritmos, que mostram mais do mesmo; e um chat bot de IA não faz apurações ou produz conteúdo inédito, uma vez que aglutina informações existentes por meio da alimentação de prompts.