O Partido dos Trabalhadores convoca seus filiados e filiadas para a votação no Processo de Eleição Direta – PED 2025 neste domingo (6), quando será realizado o primeiro turno das eleições internas para a renovação das direções municipais, estaduais e nacional. No caso de necessidade de um segundo turno, a data já estabelecida é 20 de julho.
O presidente nacional do PT, senador Humberto Costa, fez uma convocação à militância petista nas redes sociais. Assista o vídeo:
O mandato dos membros efetivos e suplentes das direções partidárias eleitas no PED, dos Conselhos Fiscais e das Comissões de Ética eleitos é de quatro anos. As direções partidárias, delegações e cargos com função específica de secretarias deverão ter paridade de gênero (50% de mulheres e 50% de homens).
Como funciona a votação
O processo de votação ocorre das 9h às 17h nos diretórios municipais do PT em todo o país, respeitando o fuso horário de cada região. Brasileiros filiados ao partido que residem no exterior também poderão votar para a chapa nacional e para a presidência nacional.
Atenção: para ter direito a votar, o nome do(a) filiado(a) deve constar na lista disponível nos locais de votação e é preciso apresentar um documento oficial com foto. Cada filiado(a) votará de seis a oito vezes: presidente nacional/chapa nacional; presidente estadual/chapa estadual; presidente municipal/chapa municipal e presidente zonal/chapa zonal.
Confira a íntegra do Regulamento do PED 2025
Para facilitar a participação no Processo de Eleição Direta (PED 2025), o PT disponibilizou na internet um site para a consulta sobre a situação de cada filiado ou filiada e também o seu respectivo local de votação no dia da eleição. Filiados e filiadas podem acessar o site https://ped2025.pt.org.br/consulta/ para saber se está apto(a) a votar e também conhecer o local onde irá votar.
O PED é uma marca registrada do PT e acontece desde 2001. O processo permite que os próprios filiados elejam diretamente seus dirigentes municipais, estaduais e nacionais, num exercício amplo de participação política interna.
Da Redação