O Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras (PT) encerra nesta sexta-feira, 2 de maio, o prazo para inscrições de chapas e candidaturas no Processo de Eleição Direta (PED) 2025. O processo é voltado à eleição das direções partidárias em todo o país.

Para concorrer à presidência municipal do PT, é necessário apresentar uma lista de apoio com 5% dos membros do diretório atual ou com número de filiados/as igual à metade das vagas em disputa no diretório local.

Leia mais: PED 2025: como funciona, quem participa, votação e mais dicas importantes

Além disso, o(a) candidato(a) deve indicar três representantes da candidatura, o nome que constará na urna com três dígitos, começando com 5 (para municípios) ou 7 (para zonais). O número 13 só pode ser utilizado se a candidatura for de consenso.

Confira a íntegra do Regulamento do PED 2025, aprovado pelo Diretório Nacional do PT, clicando aqui.

Leia mais: Prazo de inscrição das chapas para o PED é prorrogado para maio

Chapas devem observar número de representantes

A inscrição de chapas também exige atenção. Em municípios com mais de 100 mil eleitores, a chapa deve contar com cinco representantes; nos demais, são exigidos três.

O número escolhido para identificação da chapa precisa ter três dígitos, começando com 6 (para municípios) ou 8 (para zonais), e não pode ser o 13, exceto no caso de chapa única.

Leia mais: PED 2025: Humberto Costa reitera trabalho pela união nacional do PT

Nos municípios com mais de mil filiados/as, é obrigatório indicar também os nomes que participarão do Encontro Municipal. A chapa precisa ser inscrita com o número mínimo de componentes exigido.

Prazos adicionais para ajustes e regularização

Após a inscrição, as chapas poderão complementar nomes, ajustar paridade e cotas até o dia 26 de maio. Já a regularização de pendências financeiras no SACE, para quem estiver na chapa, deve ser feita até 29 de maio.

Para esclarecer dúvidas, os interessados devem procurar os diretórios municipais.

Os formulários e o número de vagas disponíveis por município estão disponíveis online.

Da Redação

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 01/05/2025