Os filiados do Partido dos Trabalhadores (PT) em Minas Gerais (MG) irão às urnas neste domingo (13) para definir o pleito do diretório estadual e renovar as direções da legenda. A votação faz parte do Processo de Eleições Diretas (PED) 2025.

A votação em Minas Gerais tinha sido suspensa por uma decisão judicial. Porém, a liminar (decisão provisória) foi revogada e o processo teve autorização para continuar. Desde 2001, o PED é o processo democrático interno do PT. Ele permite que os filiados escolham diretamente os dirigentes municipais, estaduais e nacionais. Neste domingo, a votação em MG ocorre das 9h às 17h.

Para saber se está apto a participar e para conhecer o local onde irá votar, o filiado e a filiada precisam acessar o link https://ped2025.pt.org.br/consulta/.

O mandato dos membros efetivos e suplentes das direções partidárias eleitas no PED, dos Conselhos Fiscais e das Comissões de Ética, é de quatro anos.

As direções partidárias, delegações e cargos com função específica de secretarias respeitarão paridade de gênero (50% de mulheres e 50% de homens). Há também cotas de, no mínimo, 20% das vagas para jovens com menos de 30 anos de idade e pessoas negras ou indígenas nas chapas e instâncias de direção.

Confira aqui a íntegra do Regulamento do PED 2025.

Da Redação

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 13/07/2025