
A bancada do PDT na Câmara dos Deputados decidiu abandonar o governo Lula após a saída de Carlos Lupi do Ministério da Previdência. Ele se demitiu na última sexta (2), em meio ao escândalo do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
Segundo o g1, integrantes do partido dizem que não farão parte da oposição automaticamente, mas terão uma posição “independente” do Palácio do Planalto. A bancada do PDT não aprovou a forma como Lupi deixou o cargo no governo.
Para membros do partido, a demissão foi um processo público de fritura e um “desrespeito” à sigla, que possui 17 representantes. O deputado Mário Heringer (MG), líder da legenda na Casa, diz que a decisão foi “unânime pela independência”.
Em condição de anonimato, um deputado pedetista afirmou que a avaliação interna é de que a escolha de Wolney Queiroz para comandar a pasta não representa a bancada do partido na Câmara. “Não temos condições de ser oposição, não vamos nos agrupar ao PL. Mas temos pautas identitárias que casam com o governo. Deixamos a base e ficamos independente”, explicou.
O partido faz parte da base aliada do governo desde a posse de Lula, em 2023, e chegou a lançar uma candidatura própria à Presidência em 2022, mas apoiou o petista no segundo turno após o fracasso de Ciro Gomes, que ficou em quarto lugar, com 3,05% dos votos.

Lupi participou da reunião do PDT desta terça (6) em que a decisão de abandonar o governo foi tomada. Nos bastidores, ele alegou que sua gestão tentou combater as fraudes do INSS e disse que seu nome nunca foi citado nas investigações.
A Polícia Federal e a CGU (Controladoria-Geral da União) deflagraram uma operação no mês passado contra um esquema bilionário de fraude no INSS baseado em descontos não autorizados em aposentadorias e pensões. Foram cumpridos 211 mandados de busca e apreensão, cinco pessoas foram presas e o então presidente do instituto, Alessandro Stefanutto, foi afastado e demitido.
Segundo a apuração, o esquema descontou, entre 2019 e 2024, cerca de R$ 6,3 bilhões de maneira irregular de beneficiários do INSS.
Conheça as redes sociais do DCM:
Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line