O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) emitiu neste sábado (12) uma nota oficial condenando o ataque violento ao assentamento Olga Benário, em Tremembé (SP), que resultou em dois mortos e seis feridos. O massacre, ocorrido na noite de sexta-feira (10), foi descrito pelo partido como um “bárbaro” e “covarde” atentado cometido por dez homens armados contra famílias do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST).

Na nota, o PCdoB responsabiliza a ausência de políticas públicas efetivas pelo agravamento da insegurança nos territórios de Reforma Agrária e cobra das autoridades estadual e federal uma apuração rigorosa dos fatos, além de ações preventivas para garantir a segurança das famílias assentadas. O partido também destaca a urgência de medidas voltadas para a regularização fundiária do assentamento e manifesta total solidariedade às vítimas, ao MST e aos trabalhadores do campo que enfrentam crescentes ameaças.

Diz a nota:

O Partido Comunista do Brasil repudia o bárbaro massacre perpetrado contra famílias do MST no Assentamento Olga Benário, em Tremembé, São Paulo, na noite desta sexta-feira. A ação covarde de dez bandidos armados que invadiram o assentamento resultou na morte dos companheiros Valdir do Nascimento e Gleison Barbosa de Carvalho e ferimentos em outros seis assentados.

Em nota divulgada neste sábado, o MST denuncia a ausência de políticas públicas efetivas do governo paulista, que deixa os territórios da reforma agrária vulneráveis e as famílias assentadas desprotegidas, reforçando um cenário de insegurança e violência. 

Ao tempo em que se solidariza com o MST, vítima da ação de especuladores imobiliários, o Partido cobra das autoridades estadual e federal medidas urgentes para a regularização fundiária do Assentamento Olga Benário, apuração urgente e rigorosa do massacre e ações preventivas para preservar a segurança das famílias assentadas.

Toda solidariedade ao MST, às famílias, amigos e aos assentados em Tremembé!

Brasília, 12 de janeiro de 2025

Comissão Executiva Nacional do PCdoB

Leia também: Governo lamenta massacre em assentamento e aciona PF para investigar ataque

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 12/01/2025