Na noite de ontem (14), Salvador (BA) recebeu o lançamento da biografia “Renato Rabelo – Vida, Ideias e Rumos”, escrita pelo jornalista e historiador Osvaldo Bertolino. A obra resgata a trajetória de um dos principais nomes da luta pela democracia e pelo socialismo no Brasil. O encontro aconteceu no Cine Glauber Rocha, centro da capital baiana.

Com 848 páginas, o livro reconstrói a vida e a militância de Renato Rabelo, médico, dirigente comunista, ex-presidente nacional do PCdoB e uma das mais influentes lideranças políticas do país nas últimas décadas. A obra mergulha na formação política de Rabelo, sua atuação no movimento estudantil contra a ditadura, o exílio, a resistência na clandestinidade e o papel central na reconstrução do partido após a anistia.

Durante a apresentação do livro, Osvaldo Bertolino destacou a importância de Rabelo nos momentos decisivos da história nacional, especialmente na virada política que levou à eleição de Lula, em 2002. “O PCdoB teve um aporte muito grande nesse processo, que resultou na eleição de Lula em 2002, com todas as contradições e problemas daquele contexto. E o Renato teve um papel estratégico nisso”, afirmou o autor. Para ele, a atuação de Rabelo foi essencial para enfrentar a reação conservadora e consolidar uma alternativa popular e democrática no Brasil.

 “O papel do Renato nesse processo foi um convite à reflexão, sobretudo para quem está nas universidades, para os reitores, sobre a luta contra a direita que se levantou furiosa naquela época”, completou Bertolino, que definiu o homenageado como um verdadeiro amigo da democracia e da luta popular.

Leia mais: Renato Rabelo ganha biografia e homenagens: “Inspiração para a luta”

A secretária de Formação do PCdoB Bahia, Deborah Irineu, também reforçou a importância da publicação. “Estamos lançando a biografia de Renato Rabelo aqui em Salvador. É uma obra importantíssima para a memória política do nosso partido e também do nosso país. É uma obra que conta com o trabalho meticuloso do nosso camarada Osvaldo Bertolino. São mais de 800 páginas que narram a trajetória de um dos mais importantes quadros dirigentes do Partido Comunista do Brasil”, afirmou.

Já o presidente estadual do partido, Geraldo Galindo, destacou a dimensão política e histórica do biografado. “Aqui nós estamos tratando da história de um quadro do PCdoB, de um dirigente do PCdoB, de um marxista contemporâneo dos mais respeitados no Brasil, cuja história se confunde com a história das lutas populares, das lutas do povo brasileiro, da luta pela emancipação da classe trabalhadora, da luta pela construção do socialismo”, disse.

O evento contou com a presença da irmã de Renato Rabelo, Mara Rabelo, que o representou durante o encontro, de lideranças políticas, sociais e sindicais da Bahia e do Brasil. Estiveram presentes o presidente da Fundação Maurício Grabois na Bahia, Everaldo Augusto, os deputados federais Alice Portugal e Daniel Almeida, a deputada estadual Olívia Santana, o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia, Augusto Vasconcelos, a secretária da Promoção da Igualdade Racial da Bahia, Ângela Guimarães, além de representantes de movimentos sociais. O público também pôde adquirir exemplares do livro e participar do debate sobre os rumos da esquerda brasileira e a atualidade das ideias de Renato Rabelo.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 15/07/2025