O economista Paulo Nogueira Batista Jr. lança, nesta quarta-feira (10), em Porto Alegre (RS) o livro Estilhaços, no Cento Cultural da UFRGS. O evento contará com uma roda de conversa, com a participação do professor Henrique Morrone, do Programa de Pós-graduação em Economia da Universidade.
Batista Jr., que é colunista do Portal Vermelho, foi vice-presidente do Novo Banco de Desenvolvimento do Brics de 2015 a 2017 e diretor-executivo no FMI pelo Brasil e mais dez países em Washington, de 2007 a 2015.

Na apresentação, o autor diz que o livro é “diferente de quase tudo que tenho escrito até hoje. A não ser em crônicas publicadas na imprensa ao longo do anos e em especial nas apresentações de livros anteriores, em que me dava o direito de transcender a temática econômica, não tratei das questões que são o foco aqui”.
Ele relata que a publicação resulta de “anotações esparsas, na forma de sentenças, aforismos e crônicas”, pedaços, portanto de “um futuro livro”. Estes estilhaços, aponta, “dizem respeito, em parte, à arte, ao artista e ao sofrimento — ao sofrimento que é inseparável da beleza. Adianto que tratarei quase sempre só de um tipo de arte e de um tipo especial de artista — do romantismo, em especial do romantismo tardio, e do artista romântico e não do artista iluminado ou iluminista”.
O economista resume o caráter do livro dizendo que se pudesse resumi-lo em apenas uma frase “diria, com algum exagero, que ele é uma longa digressão sobre o romantismo”.
O lançamento será às 18h na Sala Nogueira do Centro Cultural da UFRGS — Rua Engenheiro Luiz Englert, 333 – Farroupilha.