O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, reafirmou, nesta terça-feira 21, que o governo não acredita que haverá aumento no preço das passagens aéreas se for confirmada a fusão entre as companhias Azul e Gol. A fusão está sendo analisada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

“Eu tenho muita confiança que não haverá aumento de passagem. Pelo contrário, a gente vai ter o fortalecimento da aviação regional, a gente vai ter economicidade em muitos voos“, disse o ministro à imprensa após participar da cerimônia de entrega das obras de modernização do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu.

Segundo Silvio Costa Filho, a prioridade do governo, neste momento, é fortalecer as companhias aéreas. “Quanto mais as companhias se estruturam, quanto mais ampliam voos, quanto mais se organizam estruturalmente, mais têm capacidade de baixar [preços de] voos, ou seja, é ampliar a ocupação e melhor qualificar a malha aérea da aviação do país”, acrescentou.

AmpliAR

O ministro informou que o edital para o primeiro bloco do Programa de Investimentos Privados em Aeroportos Regionais (AmpliAR), que inclui 50 aeroportos, deverá ser lançado entre março ou abril, com leilão até meados deste ano.

“Fizemos os primeiros 30 dias de escuta ao setor produtivo. A gente prorrogou isso por mais 30 dias, indo até o dia 17 de fevereiro. Já tem algumas concessionárias interessadas em participar, e a gente espera que agora, possivelmente, nos próximos três meses, esteja efetivamente apresentando a primeira pedra fundamental do processo dessas novas concessões no Brasil”, disse ele.

“No finalzinho de junho, início de julho, a gente deve estar fazendo as primeiras contratações”, acrescentou.

(Com informações da Agência Brasil).

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 21/01/2025