A passagem de um ciclone extratropical no litoral da região sul do país levou a queda nas temperaturas e fortes rajadas de vento em Santa Catarina entre a tarde de segunda-feira 28 e a manhã desta terça 29. Em Urupema, na serra catarinense, a ventania chegou a 96,7 km/h, segundo a Defesa Civil estadual.
Os ventos passaram dos 80 km/h em outros municípios, como Imbituba e Tubarão. Em Florianópolis foi registrada ventania de 40,7 km/h. Em Joinville, cidade mais populosa do estado, foram 55 km/h.
Até 8h desta terça-feira, não há registros de pessoas feridas. Entretanto, a Defesa Civil alerta para permanência das condições nas próximas horas, o que pode causar destelhamentos, danos na rede elétrica e quedas de árvores. Além disso, há risco para as atividades de pesca e navegação, já que o mar está muito agitado em toda a costa catarinense.
O estado amanheceu com tempo firme nesta segunda-feira, por conta do avanço de uma massa de ar frio e seco que traz, ainda, queda nas temperaturas. Em Urupema foi registrada temperatura de −0,4 °C durante a madrugada. Urubici e São Joaquim também tiveram temperaturas próximas de 0 °C.
A massa de ar frio causa queda nas temperaturas também nos outros dois estados da região Sul: Paraná e Rio Grande do Sul, que também podem ter ventos fortes, segundo o Climatempo. Na região sudeste, as temperaturas começam a subir, e há previsão de chuvas moderadas em Minas Gerais e no Espírito Santo.
Ventos fortes no Rio de Janeiro
O litoral do Rio de Janeiro também tem ventos fortes. Diante da situação, a Marinha do Brasil emitiu um aviso de ressaca para o litoral carioca, com o início às 9h desta terça-feira e término previsto para as 21h, de quinta-feira 31. Durante o período, as ondas podem atingir entre 2,5 e 3,5 metros de altura.
O Centro de Operações Rio também emitiu aviso meteorológico com nível de severidade alto. Segundo o Sistema Alerta Rio, “a passagem de uma frente fria pode ocasionar rajadas de ventos moderados a fortes no município do Rio. O aviso é valido até esta quarta-feira 30.
A Defesa Civil Municipal optou, então, por interditar a Ciclovia Tim Maia, na Avenida Niemeyer, em São Conrado, na segunda-feira à noite, após o registro de vento forte na região. Sirenes foram acionadas no Vidigal para alertar pedestres e ciclistas sobre a interdição.
Quedas de árvores foram registradas no Leblon e na Barra da Tijuca. Nos dois bairros, vias tiveram que ser interditadas.
(Com informações de Agência Brasil)