Partidos progressistas se solidarizam com ministros do STF e defendem soberania

Sete partidos políticos divulgaram nesta quarta-feira (23) uma nota em solidariedade aos ministros do Supremo Tribunal Federal e em defesa da soberania nacional diante das sanções unilaterais aplicadas pelo governo dos Estados Unidos por determinação do presidente Donald Trump. O governo norte-americano suspendeu os vistos de oito dos 11 ministros do STF e também do procurador-geral da República, Paulo Gonet.

A nota, assinada pelos presidentes do PT, PSB, PDT, PCdoB, PSOL, PV e Cidadania, manifesta irrestrita solidariedade aos ministros do STF e reafirma a defesa irrenunciável da soberania nacional e das instituições brasileiras que estão sendo atacadas por Trump, na tentativa de coagir a Justiça brasileira e de interferir nos assuntos internos do Brasil.

“Este gesto indevido, agressivo e sem precedentes nas relações bicentenárias de nossos países, torna-se ainda mais grave por sua manifesta motivação política, configurando uma ingerência espúria no processo democrático brasileiro e um ataque à soberania nacional. A ação penal no STF sobre a tentativa de golpe e os atentados de 8 de janeiro de 2023 transcorre estritamente no devido processo legal, inclusive com ampla garantia do contraditório”, diz um trecho da nota.

“As tentativas de coação da Justiça neste processo, venham de onde vierem, recebem o repúdio da sociedade brasileira”, assinalam os presidentes dos sete partidos.

Acesse aqui ou confira abaixo a íntegra da nota assinada pelos sete partidos:

Da Redação

Artigo Anterior

As Políticas de ‘Inações Desafirmativas’ da Universidade do Estado de Santa Catarina

Próximo Artigo

Senador Carlos Viana integra missão do Senado nos EUA contra tarifaço

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!