O presidente argentino, Javier Milei: partido do ultradireitista venceu neste domingo (18) as eleições legislativas na cidade de Buenos Aires. Foto: Reprodução

O partido “A Liberdade Avança”, do presidente ultradireitista argentino Javier Milei, venceu neste domingo (18) as eleições legislativas na cidade de Buenos Aires, reduto tradicional do movimento de centro-direita PRO, que ficou em terceiro lugar, atrás do peronismo (centro-esquerda).

O resultado marca uma mudança significativa na capital, que desde 2007 era governada pelo PRO, sigla do ex-presidente Mauricio Macri (2015–2019), cujo apoio foi decisivo para a vitória de Milei nas eleições presidenciais de 2023.

Com 98,15% das urnas apuradas, o porta-voz de Milei, Manuel Adorni, foi o mais votado, obtendo 30,13% dos votos. A lista do peronismo, liderada por Leandro Santoro, alcançou 27,35%, enquanto Silvia Lospennato, do PRO, ficou com 15,92%, segundo dados do Instituto de Gestão Eleitoral de Buenos Aires.

“Hoje escolhemos entre dois modelos”, declarou Adorni. “Entre o modelo da casta, dos privilégios, o de poucos; e o modelo da liberdade.”

Javier Milei também comemorou o resultado: “Hoje o bastião amarelo foi pintado de violeta”, disse, referindo-se às cores do PRO e de seu próprio partido. “E a partir de agora vamos pintar de violeta todo o país!”

Antes da vitória, Milei passou por um constrangimento ao votar na Universidade Tecnológica Nacional (UTN), no bairro de Almagro. Ao tentar cumprimentar os membros da mesa eleitoral, foi ignorado por um fiscal da oposição, que balançou o dedo em sinal de reprovação, deixando o presidente com a mão estendida — o famoso “ficou no vácuo”.

Conheça as redes sociais do DCM:

⚪Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo

🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 19/05/2025