O Partido da Causa Operária (PCO) anunciou, por meio de Rui Costa Pimenta, presidente nacional da organização, que está iniciando uma campanha para arrecadar fundos e mobilizar a população para reverter a deportação ilegal de Muslim Abuumar, palestino expulso ilegalmente do Brasil pela Polícia Federal. Na última edição do programa Análise da 3ª, Pimenta destacou as ações do Partido no âmbito desse caso, enfatizando a importância da militância ativa e da solidariedade na defesa dos direitos e da luta dos povos oprimidos.
“Os companheiros da Ibraspal (Instituto Brasil-Palestina) pediram a nossa ajuda, e nós arrumamos um advogado para defender o Muslim”, disse Rui. “Nós não falamos nada na época porque não vinha ao caso, mas acertamos com um advogado um contrato para ele entrar com o processo para ver se conseguimos uma autorização para o Muslim entrar no Brasil. Ele quer vir ao Brasil; a família dele tá aqui e tudo”, completou.
A campanha em defesa da Palestina, responsável por levar milhões de materiais impressos às ruas, como panfletos, cartazes e adesivos, já está em curso. Agora, busca arrecadar R$35.000 adicionais para custear os honorários advocatícios e garantir que Abuumar tenha a chance de retornar ao Brasil, onde sua família ainda reside. Destaca-se, aqui, o fato de que a eventual vitória de Abuumar na justiça seria não apenas justa para ele, mas uma expressão de que a luta em defesa da resistência palestina não permitirá que o imperialismo avance sob os palestinos e sob a soberania nacional brasileira.
Além do apelo financeiro, o PCO convoca sua militância e apoiadores a se engajarem ativamente na divulgação da campanha, ressaltando que cada contribuição, por menor que seja, é vital para o avanço dessa causa.
Muslim Abuumar foi deportado do Brasil sob a alegação de que teria ligações com o Hamas, organização que a Polícia Federal classificou, seguindo o que faz o FBI e a Interpol, como terrorista, contradizendo a própria legislação brasileira e o entendimento do governo federal do Brasil. Essa ação partiu diretamente do sionismo e, visando atacar o povo palestino em todo o mundo, atendeu diretamente aos interesses do imperialismo. É importante lembrar, uma vez mais, que o Brasil não reconhece oficialmente o Hamas como grupo terrorista, o que torna a deportação de Abuumar ainda mais injusta e absurda.
Em entrevista ao Diário Causa Operária, Muslim Abuumar relatou sua experiência de perseguição e destacou o apoio que tem recebido do PCO e de outras organizações brasileiras. A entrevista, após sua deportação, foi um dos raros momentos em que ele pôde expor publicamente a gravidade da situação no Brasil, não obtendo mais que poucos segundos durante a grade exibida pela imprensa burguesa.
Aqueles que desejarem apoiar a campanha podem fazer suas doações via Pix pelo endereço [email protected]. Além disso, o PCO está preparando um abaixo-assinado para ser enviado ao Ministro da Justiça, solicitando a revisão da posição oficial do governo brasileiro em relação ao caso de Abuumar.
Por sua vez, a campanha do PCO não se limita ao caso de Abuumar. Ela se insere em uma luta mais ampla pela defesa dos direitos dos palestinos e contra a opressão imperialista. A militância do PCO, que já enfrenta diversos processos judiciais, vê nesta campanha uma oportunidade de reafirmar seu compromisso com a causa palestina e de denunciar as injustiças cometidas contra esse povo.
Rui Costa Pimenta, em sua participação na Análise de 3ª citada anteriormente, reforçou a importância da união e da mobilização coletiva:
“Queria pedir aos companheiros que participassem da campanha. A atividade militante é a nossa única força na realidade. Quanto mais gente participar da campanha, melhor. Tem muita coisa acontecendo, muitas atividades, e isso vai fortalecer a luta em defesa dos palestinos no Brasil”, disse.