Na quinta-feira (20), o Partido Comunista publicou um artigo intitulado Abaixo à perseguição sionista ao Partido da Causa Operária (PCO) no qual denuncia as investidas mais recentes dos partidários do sionismo contra o PCO. O Partido Comunista, segundo seu sítio oficial, é “uma organização política construída a partir da unidade entre três organizações marxistas”, quais sejam “a Liga Marxista, a Liga Comunista e a Liga Socialista”.
“O Partido Comunista (PC) se solidariza ao Partido da Causa Operária (PCO) diante da ação do sionismo no Brasil. Defender o povo palestino, seus representantes políticos, suas organizações de resistência contra o genocídio perpetrado pelo Estado colonial de Israel não é crime, mas um dever de todo trabalhador e de toda trabalhadora consciente. Por isso, reproduzimos nota do PCO sobre esse atentado à liberdade política do movimento operário-popular e suas organizações políticas”, afirma o PC.
Em relação ao caso, Luís Costa Pimenta, presidente nacional do Partido da Causa Operária (PCO), e João Weiss Muniz, membro de sua Direção, depuseram à Polícia Federal em uma investigação por “intolerância e/ou injúria racial, de cor e/ou etnia” nessa quinta-feira (20). O inquérito policial é o resultado da unificação de três investigações da Polícia Civil, a pedido do Ministério Público Federal (MPF).