Nesta quinta-feira (28), o jornal Causa Operária ingressará em uma fase completamente nova. Fundado em 1979, o jornal mais antigo da esquerda brasileira está prestes a sofrer uma revolução em seu conteúdo, atendendo, assim, às novas demandas da situação política.
Todos estão convidados para conhecer as novidades. O evento de lançamento do novo Causa Operária é aberto ao público e será transmitido ao vivo para aqueles que não puderem estar presencialmente em São Paulo.
Ao longo das suas quatro décadas de existência, Causa Operária passou várias transformações em seu conteúdo, seu preço e seu formato. A única coisa que se mantém desde a sua fundação, por sua vez, é a defesa de um programa revolucionário para a classe operária mundial.
Nos últimos anos, Causa Operária sofreu uma redução em seu tamanho e em seu preço para facilitar a sua circulação entre parcelas maiores da sociedade. Contudo, um novo projeto do Partido da Causa Operária (PCO) permitirá suprir essa necessidade crescente da agitação política de outra maneira. Trata-se da Gazeta Causa Operária, um boletim gratuito que será distribuído quinzenalmente em todo o País.
A Gazeta Causa Operária servirá, prioritariamente, para conquistar uma influência do partido revolucionário em determinados locais de trabalho e estudo e áreas residenciais delimitadas. Segundo a Secretaria de Organização do PCO, o objetivo é alcançar uma tiragem quinzenal de 500 mil boletins em cerca de seis meses.
Com o advento da nova publicação, Causa Operária poderá se dedicar a explicar de maneira mais profunda e detalhada os acontecimentos da semana. O jornal, além de receber uma nova aparência, também sofrerá um aumento no preço, o que permitirá financiar o projeto da Gazeta Causa Operária.
Com 32 páginas coloridas, o novo jornal estará mais voltado à discussão intelectual, superando o seu atual formato voltado à agitação. Entre os grandes destaques da publicação, está um Caderno de Cultura de seis páginas.
O esforço de imprensa empreendido pelo PCO é uma reação ao agravamento da crise política internacional e nacionalmente. O desenvolvimento desta crise, mais cedo ou mais tarde, levará a uma nova etapa política com o predomínio da agitação política de massas. Essa situação impõe preparar o Partido para um amplo trabalho de agitação política, com materiais com alcance de massas.
Durante o evento de lançamento do novo Causa Operária, será feito um balanço histórico do semanário, que será apresentado pelo presidente nacional do Partido, Rui Costa Pimenta. Ao Diário Causa Operária, a organização do evento enviou fotos exclusivas que deverão ser exibidas na atividade, mostrando os diferentes momentos da publicação:
~~