Nesta terça-feira (7), às 19h, ocorrerá um debate promovido pelo Partido da Causa Operária (PCO) e pelo Instituto Brasil-Palestina (Ibraspal), em Sorocaba, no Sindicato dos Metalúrgicos da região.

Com a presença de Rui Costa Pimenta, presidente nacional do PCO, Ahmed Shehada, presidente do Ibraspal, e Yisroel David Weiss, um rabino antissionista, o assunto central será “Judaísmo, sionismo e a ruptura com ‘Israel’”.

De acordo com seu sítio na internet, “O Instituto Brasil Palestina é uma instituição brasileira independente estabelecida em São Paulo em 2017. Trabalha para fortalecer a relação entre o povo brasileiro e palestino e para trocar culturas e experiências em todos os níveis, além de introduzir a causa palestina e o conflito árabe-sionista. Políticos e jornalistas sobre os fatos desta questão e as dimensões desse conflito e para ver a realidade do que o povo palestino vive no flagelo da ocupação israelense e dos palestinos do direito histórico, jurídico, político e nacional na Palestina.

O Instituto Brasil Palestina aspira a defender o direito palestino e a sua determinação em chegar a um estado palestino independente com Jerusalém como sua capital e o retorno dos refugiados.”

Já o Dr. Ahmed Shehada, presidente do Ibraspal, é um palestino naturalizado brasileiro que denuncia há anos o genocídio do seu povo e procura expor à população brasileira a situação que o país passa e os ataques que sofrem do imperialismo e do sionismo. Ahmed tem participado de diversos atos, manifestações e debates que falam sobre a situação da Palestina, falando inclusive sobre sua própria situação e da sua família no meio do conflito.

Yisroel David Weiss é um rabino norte-americano conhecido por sua atuação fortemente antissionista, derivada da vertente de sua religião, o Neturei Karta. Conhecidos por suas declarações de apoio aos palestinos e até mesmo aos seus defensores, como o Irã no caso recente, essa vertente do judaísmo é muito discriminada pelo sionismo. O rabino, mesmo não falando português, tem participado de diversas atividades no Brasil, incluindo palestras e atos, em defesa da Palestina e contra o genocídio, sendo essa mais uma delas.

Rui Costa Pimenta é presidente nacional do PCO, cujo partido é um notório defensor da causa Palestina e da resistência, sendo por isso, inclusive, altamente perseguido pelo sionismo. Diversos processos correm na justiça contra Rui Pimenta por defender o povo palestino, sua resistência e todos os povos oprimidos.

Essas três figuras irão se reunir em um debate inédito para discutir sobre sionismo nesta terça, às 19h, no SMETAL. Não perca! Para mais detalhes ou para confirmar sua presença, entre em contato pelo número (11) 99741-0436.

Local: SMETAL, rua Júlio Hanser, 140 – Sorocaba.
Dia: 8 de julho, terça-feira.
Horário: 19h

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 08/07/2025