Parlamento ucraniano apoia iniciativa de Trump pelo fim da guerra

Nesta terça-feira (4), o parlamento ucraniano (Verkhovna Rada) manifestou apoio à proposta do governo Donald Trump de realizar um acordo para encerrar a guerra contra a Rússia, na qual a Ucrânia tem sido usada pelo imperialismo como bucha de canhão.

Em declaração oficial, a Rada afirmou que “o povo ucraniano anseia pela paz mais do que ninguém e acredita que o envolvimento pessoal e os esforços de paz do presidente Donald Trump serão cruciais para pôr fim ao conflito rapidamente e garantir a paz para a Ucrânia, a Europa e o mundo”. Acrescentou ainda que “apoia as iniciativas do presidente Trump para iniciar negociações em direção a uma resolução pacífica”.

Outro ponto destacado pelo parlamento foi a importância de fortalecer a parceria estratégica com os EUA, especialmente na exploração de minerais essenciais. O comunicado frisou que o apoio do governo norte-americano é necessário para a “segurança” e “desenvolvimento” da Ucrânia.

A declaração ocorre no mesmo dia em que os EUA, sob Trump, suspenderam o fornecimento de ajuda militar a Quieve. Também foi emitida menos de uma semana após a reunião entre Zelensqui e Trump na Casa Branca, encontro que terminou com a expulsão do presidente ucraniano após divergências que impediram um acordo sobre terras raras.

Artigo Anterior

Mohamed Al-Khattabi, Cheguevara e a luta anticolonial

Próximo Artigo

Egito quer dar golpe no Hamas

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!