Parlamento iraniano ratifica pacto de parceria estratégica com a Rússia

O acordo de 20 anos visa aprofundar os laços bilaterais, particularmente na cooperação em defesa, bem como no comércio, energia e finanças.

O parlamento do Irã aprovou em 21 de maio um pacto de parceria estratégica de 20 anos com a Rússia, firmado no início deste ano, informou a mídia estatal iraniana.

“Em uma sessão pública ontem, os representantes concordaram, por maioria de votos, em revisar urgentemente este projeto de lei, e o projeto foi colocado na pauta do parlamento para hoje”, de acordo com a agência de notícias Tasnim .

“Após ouvir os pareceres dos favoráveis ​​e contrários, os parlamentares aprovaram as linhas gerais do projeto de lei com 191 votos a favor, oito votos contrários e duas abstenções”, informou o órgão.

O acordo de Parceria Estratégica Abrangente foi assinado em janeiro em uma cerimônia realizada pelo presidente russo Vladimir Putin e pelo presidente iraniano Masoud Pezeshkian.

No mês passado, a Duma russa ratificou o acordo, que foi estabelecido por 20 anos, com possibilidade de uma extensão subsequente de cinco anos.

O pacto visa aprofundar os laços bilaterais, particularmente na cooperação em defesa. Inclui também o fortalecimento da cooperação financeira, energética e comercial.

Embora não chegue a ser uma cláusula de defesa mútua, ela compromete ambos os países a ações conjuntas contra ameaças militares compartilhadas, maior colaboração técnico-militar e exercícios conjuntos.

“Para reforçar a segurança nacional e enfrentar ameaças comuns, as agências de inteligência e segurança das Partes Contratantes trocarão informações e experiências e aumentarão o nível de sua cooperação”, afirma o acordo, acrescentando que as “Partes Contratantes consultarão e cooperarão no combate a ameaças militares e de segurança comuns de natureza bilateral e regional”.

Irã e Rússia intensificaram os laços de defesa nos últimos anos. Teerã reconheceu ter enviado mísseis e drones à Rússia para sua guerra contra a Ucrânia. A Rússia também teria ajudado a reforçar a defesa aérea iraniana.

A ratificação ocorre enquanto o Irã continua a enfrentar sanções e a ameaça de um ataque dos EUA e de Israel ao seu programa de energia atômica — apesar das negociações nucleares entre Teerã e Washington.

A Rússia e o Irã têm sido alvo de duras sanções econômicas dos EUA nos últimos anos.

Publicado originalmente pelo The Cradle em 21/05/2025

Artigo Anterior

Teresa Leitão defende educação contra riscos da internet às crianças

Próximo Artigo

Moraes segue Mendonça para derrubar lei que proibia cortar água por atraso de até 60 dias no TO

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!