Parlamento aprovou realocação de 5% das emendas parlamentares para resposta a desastres

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou em dois turnos a Proposta de Emenda Constitucional que modifica a Constituição Federal para reservar 5% dos valores das emendas parlamentares ao Orçamento Geral da União para enfrentamento de catástrofes e emergências naturais. O texto segue para apreciação no Senado Federal.

Nos dois turnos, proposta teve votos de apoiadores do governo e da oposição, além de encaminhamento favorável de todas as bancadas partidárias. No primeiro turno, a PEC recebeu 392 votos a favor e 22 contra. No segundo turno, foram 378 votos a favor e 7 contra.

Houve votos presenciais no plenário da Câmara e também remotos, computados eletronicamente e contando com presença virtual para o parlamentar fora da Casa (efeito administrativo).

A PEC aprovada acrescenta um parágrafo ao Artigo nº 166 da Constituição, que normatiza a tramitação de projetos de lei relativos ao plano plurianual, às diretrizes orçamentárias, ao orçamento anual e aos créditos adicionais nas duas casas do Congresso Nacional.

Com a decisão, haverá recursos de emendas individuais, de bancada e de comissão para calibrar o Fundo Nacional para Calamidades Públicas, Proteção e Defesa Civil. A estimativa do autor da PEC, deputado Bibo Nunes (PL-RS), é que mais 1,7 bilhão de reais estejam disponíveis para prevenção e mitigação de catástrofes. Com a iniciativa, poderão ser usados para tais medidas 8,9 bilhões de reais do Orçamento da União.

(Com informações da Agência Brasil).

Artigo Anterior

Extremistas espanhóis abandonam alianças em cinco administrações regionais

Próximo Artigo

Israel lança ofensiva contra Líbano, marco de 18 anos de conflito

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!