Parlamentares do PT qualificaram hoje (7) os apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro de “traidores da Pátria” por  terem empunhado a bandeira dos Estados Unidos em vez de exaltarem o Dia da Independência do Brasil, comemorado neste 7 de setembro.

O líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias (RJ), ironizou a vassalagem bolsonarista, dizendo que para os seguidores do ex-presidente o dia de comemoração é o 4 de julho, quando os EUA celebram sua independência.

“ Olha a diferença. Lula com a bandeira do Brasil defendendo a soberania. Bolsonaristas e a bandeira dos EUA com as tarifas e a sabotagem contra a economia brasileira. Que coisa vergonhosa! Traidores da Pátria. O dia deles é o 4 de Julho”, escreveu ele no X, ex-Twitter. “7 de setembro: Lula defende a soberania enquanto os atos bolsonaristas exaltam bandeira norte-americana e pedem para os EUA “salvarem” o Brasil. TRAIDORES!”, completou.

Apoiadores de Bolsonaro  se reuniram em São Paulo,  na Avenida Paulista, neste domingo (7) para pedir anistia aos condenados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no processo sobre a tentativa de golpe de Estado no Brasil. Eles estenderam uma enorme bandeira dos Estados Unidos, usaram camisetas do presidente norte-americano de extrema-direita, Donald Trump, que vem sabotando o Brasil com aumento de tarifas, prejudicando empresas e trabalhadores. Em alguma cidades, exibiram até bonecos de Trump.

O líder do Governo na Câmara, José Guimarães (PT- CE),  enalteceu a atitude do presidente Lula e das forças progressistas, que neste 7 de Setembro celebraram a soberania nacional. “Olhem quanta diferença! Eles mudaram de lado! São americanos e traidores da pátria. Nós somos o Brasil Soberano”, afirmou Guimarães.  “Patriota de verdade é quem ergue a bandeira do Brasil , quem defende nossa soberania, nossa democracia e o direito do nosso povo decidir o próprio futuro.”

Traidores da Pátria

A deputada Juliana Cardoso (PT-SP) escreveu : ”7 de setembro mostrando quem são os verdadeiros patriotas! SEM ANISTIA!! “, enquanto a deputada Luizianne Lins (PT-CE)  comentou: O Brasil é dos brasileiros! 7 de setembro, dia da Independência do Brasil, bolsonaristas levantam a bandeira dos Estados Unidos. Mais que nunca, é momento de união nacional contra aqueles que traem a pátria, atacam os empregos dos brasileiros e a democracia.”

Dimas Gadelha (PT-RJ), também no X, repudiou a postura submissa dos bolsonaristas aos interesses dos EUA. “Dia da Independência do Brasil. E o que fazem os que se dizem “patriotas”? Vão à Paulista com a bandeira dos EUA. Isso não é patriotismo. É submissão. Vergonha para história do nosso Brasil! A nossa bandeira é VERDE E AMARELA”.

Rogério Correia (PT-MG) comparou a postura do presidente Lula, que no desfile de 7 de Setembro, em Brasília, exaltou a soberania nacional a a bandeira brasileira,  enquanto os bolsonaristas fizeram questão de mostrar que são lacaios de Washington.

“Mas é ÓBVIO que eles iam colocar uma bandeira americana na avenida Paulista em pleno 7 de setembro. Para eles, hoje é o dia da DEPENDÊNCIA. De celebrar a colonização de suas mentes e a subserviência que prestam aos agentes externos. Vira-latas!”, escreveu Rogério Correia no X.

O deputado Helder Salomão (PT-ES) observou: “Os FALSOS PATRIOTAS perderam completamente a vergonha na cara. Abandonaram a bandeira brasileira. A bandeira deles é a norte-americana”.

Por sua vez, o deputado Elton Welter (PT-PR) criticou o falso patriotismo dos bolsonaristas e observou: “Enquanto nós defendemos o Brasil, a extrema-direita, que está prestes a ver seu maior líder ir pra cadeia por tentativa de golpe, prefere exaltar a bandeira do país que atua para prejudicar nossa economia e nossa agricultura”.

Tadeu Veneri (PT-PR) manifestou “vergonha” pela atitude dos bolsonaristas no Dia da Pátria. “Que vergonha dessa gente que, no dia de reafirmar nossa soberania, empunha a bandeira norte-americana para defender um bando de golpistas!

Vários outros deputados e deputadas do PT repudiaram a subserviência dos bolsonaristas aos EUA.

Bandeira brasileira

A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, também usou suas redes sociais neste domingo (7) para criticar a postura de apoiadores de Jair Bolsonaro durante os atos pela defesa da anistia. Ela destacou a incoerência dos manifestantes que, em vez de exaltarem o Brasil no Dia da Independência, pediram anistia a Bolsonaro empunhando bandeiras dos Estados Unidos.

“Essa é a nossa diferença com os bolsonaristas: batemos continência para a bandeira brasileira. Exaltamos a bandeira do Brasil, do povo brasileiro. Em pleno 7 de setembro os partidários de Jair Bolsonaro carregam, em manifestação por anistia, a bandeira dos EUA, que está impondo um tarifaço e sanções ao Brasil. Fazem qq coisa pra livrar Bolsonaro das penas que há de merecer. A nossa luta é pelo Brasil, do lado do povo brasileiro”.

Gleisi também criticou o capitão-governador de São Paulo Tarciso de Freitas, por ter ido à manifestação bolsonarista trumpista na Avenida Paulista. “ O governador Tarcísio foi à manifestação pró-Trump defender os traidores da pátria e a impunidade de quem tramou um golpe contra a democracia. Precisa entender que “tirania” é o que eles queriam impor ao país, não as decisões do STF no devido processo legal. E o que “ninguém aguenta mais” são as ameaças da família Bolsonaro contra o país.”, escreveu Gleisi.

Redação PT na Câmara 

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 07/09/2025