Parecer de Denise Pessôa é aprovado na Comissão de Cultura

O texto da deputada petista é referente ao PL que prorroga incentivos fiscais à Internet das Coisas até 2030, fomentando inovação e economia criativa 

A Comissão de Cultura da Câmara aprovou o parecer da deputada federal Denise Pessôa (PT-RS) ao projeto de lei (PL 4.635/2024), de autoria do deputado Vitor Lippi (PSDB). O texto altera a Lei 14.108/2020 (Lei da Internet das Coisas) e prorroga até 31 de dezembro de 2030 os incentivos fiscais para sistemas de comunicação máquina a máquina (M2M).

Esses benefícios incluem isenções da Taxa de Fiscalização de Instalação (TFI), Taxa de Fiscalização de Funcionamento (TFF), Contribuição para o Desenvolvimento da Indústria Cinematográfica Nacional (Condecine) e a Contribuição para o Fomento da Radiodifusão Pública (CFRP),​ aplicadas a estações de telecomunicações usadas por dispositivos de IoT.

Leia também: Denise Pessôa leva pauta dos servidores da Cultura ao Ministério da Gestão e da Inovação

Previsibilidade de investimentos

Denise, que também preside a Comissão, destacou que a medida garante previsibilidade para investimentos, fomenta a inovação e impulsiona setores como saúde, transporte, agricultura e indústria. O texto também tem impacto cultural ao ampliar a circulação de conteúdos digitais e fortalecer a economia criativa.

Os incentivos passam a valer em 1º de janeiro de 2026, conforme a nova Lei de Diretrizes Orçamentárias (14.791/2023). O projeto segue para as comissões de Comunicação, Finanças e Tributação, e Constituição e Justiça (CCJC), em regime conclusivo.

 

Assessoria de Comunicação da deputada Denise Pessôa

Artigo Anterior

Juros do empréstimo pessoal sobem pelo quarto mês e acendem alerta para quem busca crédito

Próximo Artigo

Candidato bolsonarista terá de afrontar o STF por anistia a seu pai, diz Flávio

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!