
Afiliada à Globo em Alagoas e chefiada por Fernando Collor, a TV Gazeta ignorou a prisão do ex-presidente nesta sexta (25). Os telejornais da emissora trataram de diversos assuntos, incluindo a manutenção de freios de carros e a guerra comercial entre Estados Unidos e China. O “Bom Dia Alagoas” teve duas horas e meia de duração, mas nenhuma palavra sobre a detenção.
O noticiário da emissora até citou uma operação da Polícia Federal, mas que envolvia vereadores da Câmara Municipal de Maceió. A TV Gazeta só citou a prisão de Collor durante a transmissão dos telejornais nacionais da Globo, como o “Jornal Nacional” e o “Jornal da Globo”.
Segundo o blog F5 da Folha de S.Paulo, a TV Gazeta chegou a enviar um repórter, Amorim Neto, para a porta de sede da Polícia Federal em Maceió, mas ele não foi utilizado em nenhuma reportagem da Globo sobre a prisão de Collor.
Na TV aberta, a Globo usou repórteres de Brasília para falar sobre o caso. A GloboNews, por sua vez, teve a repórter Camila Bibiano, da CBN Maceió, entrando ao vivo nos jornais, além de profissionais que trabalham na capital federal.
A CBN Maceió é ligada a outro grupo econômico, ligado a Renan Filho, ministro dos Transportes e filho de Renan Calheiros.

A TV Gazeta e a Globo são parceiras desde 1975. Em 2023, foi comunicado que o vínculo não seria renovado por conta de escândalos envolvendo a emissora de Alagoas, mas o caso acabou indo parar na Justiça e o canal de Collor teve decisões favoráveis.
A TV Asa Branca, parceira da Globo no interior de Pernambuco, tem um acordo assinado desde 2024 para substituir a Gazeta na região. Atualmente, ela está apenas retransmitindo o canal Futura.
Conheça as redes sociais do DCM:
Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line