O mundo inteiro enfrenta um apagão cibernético de larga escala após um problema surgir em uma fornecedora de serviços de segurança digital. A falha estaria relacionada a sistemas que utilizam Windows na empresa CrowdStrike, uma fornecedora de serviços de segurança digital.
Diversos países registraram erros técnicos que afetaram operações de companhias aéreas internacionais, sistemas bancários, empresas ferroviárias e do setor de telecomunicações, entre outros.
Segundo a Administração Federal de Aviação do Estados Unidos (FAA), as principais companhias áreas, incluindo Delta, United e American Airlines, suspenderam os voos no início da manhã, em razão de problemas de comunicação. Os aeroportos de Berlim, na Alemanha, Amesterdã-Schiphol, nos Países Baixos, Hong Kong, Espanha e Suíça também foram afetados.
No Brasil, ao menos seis bancos e o Banco Central (BC), a autoridade monetária do país, registram instabilidade na manhã desta sexta. As instituições que apresentaram “problemas” ou “potenciais problemas” são:
- Banco do Brasil;
- Banco Pan;
- Bradesco;
- Itau;
- Neon;
- e Next
O CEO da CrowdStrike, George Kurtz, disse que a empresa está trabalhando ativamente com clientes afetados por um defeito encontrado em uma única atualização de conteúdo para hosts Windows. Segundo ele, os sistemas operacionais da Apple e o Linux não foram afetados. “Este não é um incidente de segurança ou ataque cibernético. O problema foi identificado, isolado e uma correção foi implantada”, escreveu.
A Microsoft declarou que está investigando um problema que afeta a capacidade dos usuários de acessar vários aplicativos e serviços do Microsoft 365. A empresa afirmou trabalhar para redirecionar o tráfego “para sistemas alternativos” e, assim, “aliviar o impacto de uma forma mais rápida”. Segundo a Microsoft, “vários serviços continuam registrando melhorias na disponibilidade à medida que as nossas ações de mitigação progridem”.
As principais companhias aéreas dos EUA ordenaram escalas em terra na sexta, alegando falhas de comunicação. American Airlines, Delta Airlines, United Airlines e Allegiant Air suspenderam voos menos de uma hora depois que a Microsoft disse que resolveu a interrupção dos serviços em nuvem que afetou várias operadoras de baixo custo.
Na Austrália, a mídia, os bancos e as empresas de telecomunicações sofreram interrupções. Diversos países da Ásia também foram afetados, assim como da Europa.
Já na Alemanha, uma das maiores instalações de cuidados médicos da Europa, o Centro Médico Universitário Alemão Schleswig-Holstein (UKSH), cancelou todos os procedimentos eletivos nesta sexta-feira, de acordo com um comunicado em seu site.