Basílica de São Pedro, em Roma, é o local onde estão sepultados a grande maioria dos papas da igreja católica. Foto: Wikimedia Commons

O corpo do Papa Francisco será levado para a Basílica de São Pedro, em Roma, na Itália, na manhã desta quarta (23) e fiéis poderão prestar uma última homenagem ao pontífice na cerimônia. O anúncio foi feito nesta segunda (21) pelo Vaticano, após a morte do religioso.

O religioso será enterrado na Basílica de Santa Maggiore, em Roma, ao invés da Basílica de São Padro. A última vez que isso ocorreu foi em 1903, quando o papa Leão XIII morreu e foi enterrado no local. Francisco tinha 88 anos e estava no posto há 12 anos.

O funeral é feito a partir da “Ordem das Exéquias do Sumo Pontífice”, um livro litúrgico que determina como serão as cerimônias fúnebres. As normas foram aprovadas por Francisco em abril de 2024 e publicados em novembro do mesmo ano.

O primeiro rito é a confirmação da morte, realizada pelo camerlengo (cardeal responsável pela administração da Igreja após o óbito). Na sequência, o representante retira o “Anel do Pescador” da mão do Papa e destrói o item com um martelo, simbolizando o fim da gestão.

Cardeal Giovani Battista benze o caixão de Bento XVI durante o funeral do papa emérito, em 5 de janeiro de 2023. Foto: Guglielmo Mangiapane/ Reuters

O corpo do pontífice é então colocado em um caixão de madeira com revestimento de zinco e levado para a Basílica de São Pedro, onde será velado. Francisco determinou que seu caixão seja mais simples, com apenas uma estrutura de madeira revestida por zinco, diferente dos demais pontífices, que eram colocados caixões, feitos de cipreste, chumbo e carvalho.

A Igreja Católica está atualmente no período conhecido como “Sé Vacante”, quando o funeral do pontífice e preparado e a escolha de um novo líder se inicia. A instituição passa a ter uma espécie de governo temporário após o óbito do Papa.

Durante a Sé Vacante, o camerlengo conduz os trabalhos da Igreja e prepara a transição na liderança. Antes da escolha do novo pontífice, no entanto, o Vaticano fará uma série de ritos, principalmente as cerimônias fúnebres de Francisco.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 21/04/2025