
O papa Leão XIV, eleito pelo Conclave na última quinta (8), conversou com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zeensky, nesta segunda (12) e discutiu propostas de cessar-fogo na guerra contra a Rússia. Foi a primeira ligação do pontífice para um líder estrangeiro.
Segundo a agência de notícias Reuters, Matteo Bruni, porta-voz do Vaticano, confirmou a ligação, mas não deu detalhes sobre a conversa. O líder ucraniano afirmou, em um post no aplicativo de mensagens Telegram, que o diálogo foi “muito afetuoso”.
O mandatário da Ucrânia ainda afirma que os dois conversaram sobre as crianças de seu país que foram retiradas à força do território e esforços para negociar o fim da guerra. Sobre o teor do diálogo, Zelensky afirmou que a ligação foi “verdadeiramente substantiva”.

O governo ucraniano tinha uma relação complexa com o papa Francisco, que morreu em abril deste ano. O antecessor de Leão XIV condenava a Rússia, dizendo que os ataques ao território eram um ato injustificado de agressão.
Apesar de dizer que a Ucrânia é uma “nação mártir” e fazer diversos apelos por paz, Zelensky e políticos aliados sinalizavam uma certa decepção por falta de críticas ao pontífice ao presidente russo, Vladimir Putin, e apelos para que aceitassem algumas condições para o cessar-fogo.
Putin foi um dos líderes mundiais que parabenizou o novo papa após o conclave da última semana. O russo disse que espera construir um “diálogo construtivo” com o pontífice. “Confio que o diálogo construtivo e a cooperação estabelecidos entre a Rússia e o Vaticano continuem a desenvolver-se com base nos valores cristãos que nos unem”, apontou.
Conheça as redes sociais do DCM:
Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line