O papa Francisco, internado desde sexta-feira 14 em Roma, apresenta “um quadro clínico complexo”, anunciou nesta segunda-feira o Vaticano, o que sugere que a hospitalização do pontífice de 88 anos será prolongada.

“Os resultados dos exames realizados nos últimos dias e hoje mostraram uma infecção polimicrobiana das vias respiratórias que levou a uma nova modificação do tratamento”, afirma o boletim de saúde.

Esta é a quarta vez que o papa Francisco é internado no hospital Gemelli. A última vez que esteve no local para um tratamento mais longo foi em junho de 2023, quando precisou passar por uma cirurgia de laparotomia e reconstrução da parede abdominal.

Em março daquele ano também esteve no local para realizar uma série de exames. O primeiro internamento foi em junho de 2021, quando fez uma cirurgia programada de estenose diverticular sintomática do cólon.

O papa já teve um quadro de bronquite em 2023, quando desistiu de participar na COP28 de Dubai, a grande reunião de cúpula anual do clima, organizada pelas Nações Unidas.

Em março de 2024, outros compromissos foram cancelados por questões de saúde. O jesuíta argentino, eleito papa em 2013, cancelou na última hora sua participação na Via-Crúcis do Coliseu de Roma. Poucos dias depois, no entanto, conseguiu celebrar a missa da Páscoa.

Desde então, Francisco tem mantido uma agenda movimentada que, segundo o Vaticano, chega a contar com até dez compromissos em uma única manhã. Ele também tem feito viagens ao exterior. Na mais recente delas, em setembro do ano passado, o papa cumpriu uma jornada de 12 dias em Papua-Nova Guiné, no Timor Leste, na Indonésia e em Singapura.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 17/02/2025