Papa Francisco segue em estado ‘crítico’ e apresenta quadro de insuficiência renal leve

O papa Francisco segue em ‘estado crítico’ no hospital Gemelli, em Roma, onde está internado desde o último dia 14 por conta de uma crise respiratória.

Segundo o mais recente boletim médico, divulgado na tarde deste domingo 23 pelo Vaticano, Francisco, o pontífice não sofre mais de crise respiratória, mas apresenta um quadro de insuficiência renal leve.

O boletim ainda aponta que a insuficiência renal está em fase inicial. Por conta da complexidade do quadro de Francisco, o Vaticano disse que o prognóstico completo segue em sigilo. Entretanto, o papa está “vigilante e bem orientado”.

“O estado de saúde do Santo Padre continua crítico. No entanto, desde ontem à noite ele não apresentou mais crises respiratórias”, disse o boletim. 

“No entanto, alguns exames de sangue mostram uma insuficiência renal inicial, leve, atualmente controlada. A complexidade do quadro clínico e a espera necessária para que as terapias farmacológicas deem algum resultado exigem que o prognóstico permaneça reservado”, aponta o documento.

Os problemas respiratórios fizeram com que o papa tivesse que usar almofadas nasais para a aplicação de oxigênio em altos fluxos, em um procedimento conhecido como oxigenoterapia. 

Diante da situação clínica, o papa divulgou uma oração em que agradece pelas orações dos fieis. 

“De minha parte, continuo minha hospitalização com confiança […] seguindo os tratamentos necessários; e o descanso também faz parte da terapia”, disse o pontífice. “Agradeço de coração aos médicos e aos profissionais de saúde deste Hospital pela atenção que me dispensam e pela dedicação com que prestam seu serviço aos doentes”, afirmou Francisco.

Artigo Anterior

Empresas americanas se beneficiam do aço brasileiro

Próximo Artigo

Anatel diz que maioria das operadoras do País já bloqueou acesso ao Rumble

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!