
O Papa Francisco recebeu neste domingo (20) o vice-presidente dos Estados Unidos, JD Vance, no Vaticano, pouco antes das celebrações da Páscoa. O encontro aconteceu por volta das 11h30 (horário local), na Casa Santa Marta, residência oficial do pontífice.
A reunião entre o papa e o político norte-americano ocorre dois meses após o líder da Igreja Católica ter feito duras críticas à política migratória do presidente Donald Trump, do qual Vance é aliado.
Em fevereiro, Francisco condenou as deportações em massa nos EUA, classificando-as como “uma grande crise” e afirmando que “o que se constrói à base da força, e não da verdade sobre a dignidade de todo ser humano, mal começa e mal terminará”.
Durante o encontro, JD Vance conversou com o papa, que estava sentado em sua cadeira de rodas, e demonstrou gratidão pela audiência. “É um prazer vê-lo em melhor estado de saúde. Rezo pelo senhor todos os dias. Que Deus o abençoe”, disse o vice-presidente dos EUA, segundo vídeo divulgado pelo Vaticano.
O Papa Francisco presenteou Vance com uma gravata com o brasão do Vaticano, um terço e ovos de Páscoa para cada um dos filhos do político.
O encontro do #PapaFrancisco com o vice-presidente dos Estados Unidos, J.D. Vance pic.twitter.com/TQFodzLZfs
— Vatican News (@vaticannews_pt) April 20, 2025
No sábado (19), JD Vance também foi recebido pela Secretaria de Estado do Vaticano. A reunião contou com a presença do cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado da Santa Sé, e de dom Paul Richard Gallagher, secretário para as Relações com os Estados e Organizações Internacionais.
De acordo com comunicado oficial, o encontro foi “cordial” e reafirmou a boa relação bilateral entre o Vaticano e os Estados Unidos. A nota também destacou a troca de felicitações pascais e o “compromisso conjunto de proteger a liberdade religiosa e de consciência”.
Além disso, os representantes discutiram a situação internacional, com foco especial em países afetados por guerras, crises humanitárias e tensões políticas — incluindo a situação de migrantes, refugiados e prisioneiros.
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line