Em nota, o Vaticano comunicou neste domingo (23) que o Papa Francisco teve uma “noite tranquila” após ter uma crise respiratória que necessitou de transfusões de sangue no sábado (22). Enquanto aguarda resultados de outros exames, o pontífice recebe oxigênio de alto fluxo por via nasal.

O Papa Francisco está hospitalizado com pneumonia bilateral. Na nota do dia anterior, a Santa Sé havia revelado que o estado do pontífice é crítico.

“O estado de saúde do Santo Padre continua crítico, portanto, como foi explicado ontem, o Papa não está fora de perigo. Esta manhã, o Papa Francisco apresentou uma crise respiratória asmática de longa duração, que exigiu uma terapia de alto fluxo de oxigênio. Os exames de sangue de hoje também mostraram uma plaquetopenia, associada a uma anemia, que exigiu a administração de transfusões. O Santo Padre continua vigilante e passou o dia na poltrona, embora mais debilitado do que ontem. No momento o prognóstico é reservado”, indicava o comunicado.

Leia mais: Quadro de saúde do Papa Francisco é “complexo”, diz Vaticano

Por conta da internação na policlínica Gemelli, ele tem se ausentado de compromissos. Neste domingo, a oração do Angelus na Basílica de São Pedro teve a Missa presidida, por delegação do Papa, por dom Rino Fisichella, pró-prefeito do Dicastério para a Evangelização.

Em mensagem enviada, Francisco agradeceu os profissionais envolvidos no seu tratamento e disse estar “confiante”.

“De minha parte, continuo confiante a internação na Policlínica Gemelli, realizando os tratamentos necessários; e também o repouso faz parte da terapia! Agradeço de coração aos médicos e aos profissionais de saúde deste Hospital pela atenção que me dispensam e pela dedicação com que prestam seu serviço aos doentes”, disse o Papa.

Na continuação da mensagem, ele agradeceu o carinho recebido, em especial das crianças: “Nestes dias recebi muitas mensagens de afeto e fiquei particularmente tocado pelas cartas e pelos desenhos das crianças. Obrigado por essa proximidade e pelas orações de conforto que recebi do mundo inteiro! Confio todos à intercessão de Maria e peço que rezem por mim.”

Desde 14 de fevereiro o Papa está internado por uma bronquite. Apenas no dia 18 foi que o Vaticano informou sobre o seu estado de saúde com diagnóstico de pneumonia bilateral, uma infecção que dificulta a respiração. A situação atrai especial atenção e requer os devidos cuidados, pois Jorge Bergoglio (o nome de sua santidade) retirou a parte superior do pulmão direito aos 21 anos por conta de uma pneumonia e três cistos localizados no órgão.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 23/02/2025